Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2012 - 08:00

Itaipu marca presença na Expocatadores, em São Paulo

Programa Coleta Solidária atende a cerca de mil catadores no Oeste Paranaense.

Projetos da Itaipu Binacional voltados a catadores de materiais recicláveis serão apresentados nesta semana em São Paulo, durante a Expocatadores, principal evento do gênero no Brasil. O diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, é uma das autoridades participaram da abertura do evento na quarta-feira (28/11).

Na oportunidade, Samek assinará a renovação de um convênio vigente desde 2008, que estabelece a cooperação entre a Itaipu e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR). Em parceria com diversas prefeituras, a Itaipu vem atuando no fortalecimento dessa categoria com o programa “Coleta Solidária”, que atende a aproximadamente mil catadores nos 29 municípios localizados em torno do reservatório da usina.

Integrante do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores, a Itaipu assinou neste ano um novo convênio com o Instituto Lixo e Cidadania para atender também aos catadores da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral do Paraná.

Desde o início do programa, em 2003, foram criadas 25 associações e três cooperativas, que vêm conquistando cada vez mais autonomia. Segundo Samek, o papel da Itaipu, além da doação de materiais e equipamentos, tem sido atuar no fortalecimento das associações e cooperativas, para que elas se capacitem, consigam elaborar projetos e acessar recursos, e para que sejam contratadas pelo poder público municipal para atuar na coleta seletiva.

A Cooperativa de Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (Coaafi) ), por exemplo, aprovou projeto junto ao Minitério do Trabalho e Emprego (MTE) para investir na capacitação de catadores autônomos da região. A cooperativa também tem projeto aprovado junto ao BNDES, para a aquisição de equipamentos.

Outro resultado do projeto está na criação de um veículo elétrico para transporte de materiais coletados pelos catadores. Através de um convênio específico com o MNCMR, foram doados 150 carrinhos que estão sendo testados em várias cidades do País.

O diretor-geral da Itaipu também participará do debate “Importância das parcerias para a consolidação das organizações dos catadores”, no dia 29, às 14 horas. Outro momento com a participação da binacional no evento é o painel “Reaproveitamento energético no contexto da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, no dia 30, às 11 horas, com a presença do superintendente de Energias Renováveis Cícero Bley.

.[Expocatadores 20012, dias 28, 29 e 30 de novembro de 2012, das 14 às 18 horas, na Expocenter Norte - Pavilhão Amarelo (Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme, São Paulo – SP CEP 02068-000).Inscrições: http://www.expocatadores.com.br/servicos/inscricoes].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: