Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2012 - 07:44

Eletrosul adota tecnologia para controle ambiental

Sistema monitora qualidade da água em tempo real.

A Eletrosul implantou junto à Usina Hidrelétrica Passo São João, no município de Roque Gonzales (RS), um sistema de monitoramento da qualidade da água que permite analisar, além do nível, parâmetros físico-químicos – como oxigênio, temperatura e pH (acidez) –, à distância e em tempo real. Embora não substitua a metodologia convencional de coletas de amostras para análise em laboratório, o uso da tecnologia se mostrou viável como aliada ao controle ambiental de corpos hídricos.

O monitoramento vem sendo realizado na alça de vazão reduzida do Rio Ijuí – trecho compreendido entre o vertedouro da barragem e o canal de fuga. Foram instaladas três estações hidrológicas, constituídas de quatro sensores submersos, que são interligados a um dispositivo eletrônico – datalogger – onde os dados são armazenados e transmitidos por modem, a cada cinco minutos, via GPRS (sigla em inglês para Serviço de Rádio de Pacote Geral) a um servidor. O sistema é alimentado por painéis fotovoltaicos de 20 Wp (Watt pico). Um software faz a formatação dos dados para leitura. O servidor, instalado na Universidade Federal de Santa Maria (RS), parceira no projeto, será realocado para a Sede da Eletrosul, em Florianópolis (SC).

De acordo com o coordenador da pesquisa pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrosul, Alexandro Luiz da Silva, o sistema é expansível, podendo-se ampliar o número de sensores e pontos de análise.

O monitoramento da qualidade da água é um dos 21 programas ambientais desenvolvidos pela Eletrosul na Usina Passo São João. A cada três meses, técnicos do Departamento de Engenharia Ambiental e Fundiária coletam amostras da água, à jusante e à montante da barragem, para análises mais amplas e detalhadas. O acompanhamento em tempo real é complementar a esse trabalho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: