Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2012 - 06:47

ABEEólica participa da 4ª edição do Fórum Nacional Eólico / Carta dos Ventos

Representantes das esferas pública e privada apresentarão documento com os principais pleitos do setor eólico para garantir a consolidação e sustentabilidade da fonte no País.

A ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, instituição que congrega e representa o setor de energia eólica no País, estará presente no principal encontro político-econômico da indústria eólica brasileira, o Fórum Nacional Eólico / Carta dos Ventos. A quarta edição do evento será realizada nos dias 12 e 13 de novembro, em Salvador (BA).

Para a presidente executiva da ABEEólica, Elbia Melo, o evento tem importância estratégica para o setor, tanto do ponto de vista político como econômico. “É um momento rico de discussões objetivas e decisivas sobre os desafios e o futuro da energia eólica no Brasil. Vamos celebrar os avanços e a evolução do setor e vislumbrar os principais desafios para garantir a sustentabilidade de uma fonte que já responde por 1.9% de participação na matriz elétrica brasileira e possui 2,3 GW de capacidade instalada”, destaca.

Durante a 4ª edição do Fórum Nacional Eólico / Carta dos Ventos será atualizada e, pela primeira vez, revista, a Carta dos Ventos, documento de diretrizes firmado, em 2009, entre a área governamental (federal e dos Estados), o setor eólico e a indústria nacional, com a finalidade de promover a articulação institucional para programas de incentivo político, econômico, fiscal e regulatório, relativos à cadeia produtiva do mercado eólico.

A revisão da Carta dos Ventos tem como objetivo apresentar os principais pleitos e propostas do setor para o ano de 2013, em prol da consolidação e sustentabilidade da indústria eólica. “A fonte eólica já está inserida na matriz elétrica brasileira e sua importância vem crescendo a cada ano. Agora precisamos olhar, com atenção, para os desafios que temos à frente, para garantir a sustentabilidade do segmento. As principais demandas giram em torno da logística, infraestrutura, participação no mercado livre de energia, entre outros aspectos”, explica Elbia.

A presidente executiva da ABEEólica participará da abertura solene da 4ª edição do Fórum Nacional Eólico / Carta dos Ventos, no dia 12 de novembro, às 14h, com o tema “A Revisão da Carta dos Ventos e o Futuro da Energia Eólica no Brasil”, junto com outras autoridades do setor. Além disso, integrará o painel “Comercialização de Energia Eólica”, no dia 13 de novembro, às 14h.

ABEEólica-Atuar em prol da estruturação de um setor eólico competitivo e consolidado, em um programa de longo prazo, é o objetivo da ABEEólica, uma associação privada sem fins lucrativos, que congrega empreendedores geradores, fabricantes de aerogeradores e suas respectivas cadeias produtivas, contando hoje com 100 associados. Ao promover a produção de energia elétrica a partir da força dos ventos como fonte complementar da matriz elétrica nacional, a ABEEolica representa seus associados junto as principais instituições, que fazem a politica, a regulação e o desenho de mercado do setor elétrico brasileiro. Neste ambiente se discute, propostas de leis, regulamentos, metodologias de leiloes, a fim de tornar o setor elétrico um ambiente adequado para os investimentos na produção de energia limpa, eletricidade a sociedade, de forma eficiente e com retorno justo aos investidores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: