Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2012 - 06:41

Diretor da Abradee abre congresso Powergrid Brasil e destaca a implantação e o futuro das redes inteligentes de energia

Marco Delgado vai apontar as mudanças e os benefícios da tecnologia smart grid no Brasil e mostrar como será esse processo no país.

A abertura do congresso Powergrid Brasil 2012 acontece dia 27 de novembro, com a palestra Smart Grid: Pesquisa, desenvolvimento e aplicabilidade no setor elétrico brasileiro, apresentada pelo diretor da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marco Delgado. O conceito smart grid – rede inteligente – ganhou mais evidência no cenário energético brasileiro a partir de agosto deste ano, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a regulamentação dos requisitos básicos para o sistema de medição eletrônica de energia das unidades consumidoras do Grupo B (residencial, rural e demais classes, exceto baixa renda e iluminação pública). A medida representou um importante passo para a implantação das redes elétricas inteligentes no Brasil.

Em sua fala, o diretor da Abradee vai apresentar esse novo conceito, que acrescenta à rede elétrica tradicional um amplo conjunto de dados digitais, que permite às distribuidoras consultar a quantidade exata e a qualidade de energia que está sendo entregue a cada domicílio. Aos consumidores, possibilita monitorar o uso de eletricidade, viabilizando uma redução dos custos com energia. Delgado vai apontar ainda os principais benefícios do smart grid, ressaltando, especialmente, o aumento da qualidade no fornecimento de energia. “Vai haver menos interrupções e, quando ocorrer, o tempo para reestabelecimento do fornecimento será menor”, antecipa o diretor. “Além disso, com a rede inteligente de energia será possível ofertar mais produtos tarifários e, eventualmente, serviços compartilhados de comunicação, conforme a regulamentação”, acrescenta.

Nos níveis de alta e, em parte, da média tensão, o conceito já opera. Segundo Delgado, o desafio é chegar ao nível de baixa tensão em função da capilaridade, volume e potencialidades do sistema. Nesse nível, diversas distribuidoras já iniciaram projetos pilotos com objetivo de experimentar e avaliar os resultados para, então, planejar uma expansão mais significativa. “A implantação será gradativa e de acordo com cada cenário. Estimamos, para os próximos 15 anos, investimentos da ordem de 45 a 90 bilhões de reais”, destaca.

A palestra do diretor da Abradee ocorre a partir das 18h30, no Centreventos Cau Hansen, em paralelo à feira, após o cerimonial de abertura. O congresso da Powergrid Brasil segue até o dia 29, com mais sete palestras. As inscrições para os encontros são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.powergrid.com.br.

O palestrante-Marco Delgado é engenheiro eletricista, doutor em planejamento energético pela COPPE. Foi professor em cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de geração de energia, gerenciamento de projetos e precificação de energia e atuou como pesquisador na área de eficiência energética. Nos últimos anos, como consultor de empresas, dedicou-se às áreas de gestão da inovação e de regulação econômica e tarifária do setor elétrico. Foi coordenador do projeto de P&D estratégico, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para aprimoramento e modernização da estrutura tarifária do serviço de distribuição de energia elétrica.

Powergrid Brasil (www.powergrid.com.br) – Feira e Congresso de Energia, de 27 a 29 de novembro de 2012, das 14 às 21 horas, no Centreventos Cau Hansen/Expocentro Edmundo Doubrawa – Joinville/SC – Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: