Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2012 - 08:32

Isolamento acústico feito de Basotect em helicóptero de passageiros russo

Nível de ruído no compartimento de passageiros diminuiu de 85 para 80 decibéis. A carga útil foi elevada graças a peso reduzido.

Proteção auditiva não é mais necessária graças à Basotect®, a espuma de melamina de células abertas da BASF: os passageiros podem deixar proteção auditiva para trás ao embarcar em uma versão luxuosa do helicóptero russo Mi 8. O helicóptero, que mede mais de 25 metros de comprimento e é usado para o transporte de passageiros, foi equipado com um sistema melhorado de isolamento acústico e já está pronto para voar.

Vemina-Aviaprestige, com sede em Moscou, é a empresa responsável por toda a mobília interior do helicóptero. Eles optaram por um sistema de isolamento de design personalizado com Basotect. Esta espuma especial é afixada a pontos selecionados de ruídos intensos a uma espessura de 40 milímetros. Ela é revestida em ambos os lados com um revestimento repelente à água. O sistema é produzido e montado pela StandartPlast, uma provedora de soluções de sistemas acústicos para a indústria de transportes.

As propriedades acústicas excepcionais da espuma especial foram um fator crucial em sua seleção. Enquanto os sistemas convencionais foram usados ??no passado para o isolamento contra o ruído das cinco pás do rotor, apenas Basotect UL tem sido bem sucedida na redução significativa de ruído. "O nível de ruído dentro do helicóptero caiu de 85 para 80 decibéis, tornando desnessário o uso de proteção auditiva", explica Sergey Milek, Diretor de Operações da StandartPlast. O sistema de isolamento de som foi testado e certificado de acordo com a norma russa GOST 20296-81, que exige um teste de nível de ruído a ser realizado no compartimento de passageiros com a frequência de um kilohertz.

A redução de peso também desempenhou um papel no processo de seleção. A StandartPlast utiliza a versão mais leve de Basotect. Pesando apenas seis gramas por litro, a Basotect UL reduz o peso do sistema de isolamento de som do helicóptero em 80 por cento. Isso equivale a 240 kg, o que permite um aumento da capacidade de passageiros ou de autonomia de vôo. As propriedades excelentes de proteção ao fogo da Basotect também foram convincentes - que é um requisito básico para o uso de tais materiais na aviação.

Sergey Davydov, Diretor de Operações da Vemina-Aviaprestige, vê ainda mais potencial para o sistema de isolamento acústico da Basotect: "Estamos convencidos pelas propriedades acústicas do material, e atualmente estamos testando se a solução Basotect pode ser implementada com outros modelos de helicópteros como equipamento padrão".

Este helicóptero particular da série Mi 8 é fabricado em Kazan, a capital da República da Tartarstan na Rússia. As pás do rotor têm um diâmetro de cerca de 22 metros, e o helicóptero pode atingir uma velocidade máxima de 230 a 250 quilômetros por hora.

Basotect-A espuma de células abertas Basotect tem um único perfil de propriedades. A sua composição química a torna retardante de chamas e de abrasiva; ela que pode ser empregada em aplicações de até 240° C [464° F], enquanto retém as suas propriedades ao longo de um amplo intervalo de temperatura. A sua estrutura de espuma de célula aberta lhe confere leveza, absorção de ruídos, isolamento térmico, bem como flexibilidade, mesmo a baixas temperaturas. [www.basotect.com].

BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura ate petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias a atender as atuais e as futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando alimentação e nutrição saudáveis, e ajudando a melhorar a qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry”, em português “Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de cerca de €73,5 bilhões em 2011 e contava com mais 111.000 colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas atualmente nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). [ www.basf.com] ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €4,4 bilhões de euros em 2011 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.200 colaboradores em 31 de dezembro de 2011.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira