Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2012 - 08:02

Rodas forjadas de alumínio da Alcoa reduzem as emissões de carbono de veículos comerciais

A economia decorrente da troca das rodas de aço de um caminhão para rodas forjadas de alumínio da Alcoa equivale à redução de emissão de carbono anual de uma família americana.

A Alcoa divulgou neste mês os resultados de uma avaliação do ciclo de vida (ACV) - realizado pela PE International, consultoria especializada em sustentabilidade - que concluiu que as rodas forjadas de alumínio da Alcoa reduzem substancialmente a pegada ecológica de carbono dos veículos comerciais, favorecendo o transporte sustentável.

Na América do Norte, o estudo constatou que a substituição de 18 rodas de aço de um caminhão convencional por rodas de alumínio da Alcoa gera um corte de 16,3 toneladas métricas de emissões de carbono durante a vida útil das rodas. Na Europa, a substituição de 12 rodas de aço por rodas de alumínio reduz as emissões de carbono em 13,3 toneladas métricas. Além disso, o estudo constatou que o uso de rodas forjadas de alumínio da Alcoa em substituição às rodas de aço pode ser visto como um investimento ativo e altamente eficiente para a redução de emissões de gases de efeito estufa no setor de veículos comerciais, devido à combinação de redução de consumo de combustível e substancial redução de peso em cada trajeto percorrido.

Esta é a mais abrangente e transparente avaliação já realizada do ciclo de vida de rodas de caminhões de alumínio e aço. Todo o processo de produção do "cradle-to-grave” de rodas de veículos comerciais foi analisado, desde a mineração da bauxita até a fabricação das rodas, passando pela fase de utilização e incluindo a reciclagem e disposição final em aterros.

A ACV, intitulada "Avaliação comparativa do ciclo de vida de rodas de caminhão de alumínio e aço", está disponível ao público no site:[ www.alcoawheels.com/LCA].

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 31 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de R$ 2.5 bilhões no Brasil. No mesmo ano, foi considerada referência em responsabilidade social e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. [www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: