Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2012 - 06:48

TÜV Rheinland atesta a sustentabilidade de novos estádios multiuso

Empresa está atuando na Arena Fonte Nova, em Salvador, e na Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, para que ambas obtenham a certificação LEED exigida pela FIFA.

A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção e gerenciamento de projetos, está atuando nas obras da Arena Fonte Nova, em Salvador, e na Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, para que os dois complexos esportivos obtenham o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), a certificação que garante a sustentabilidade dos estádios exigida para a homologação da FIFA (Federation Internationale de Football Association).

A TÜV Rheinland realiza o comissionamento da obra – um pré-requisito da certificação LEED –, processo focado na qualidade das instalações, no atendimento das especificações básicas do projeto e nas expectativas do proprietário, atestados por meio de procedimentos, testes e ensaios, além do acompanhamento das documentações e registros de todas as informações.

“Trabalhamos para garantir principalmente a eficiência energética e de água, verificando se os equipamentos estão instalados e funcionando adequadamente, cumprindo as metas estabelecidas de economia no consumo necessárias para a obtenção da certificação por parte das duas arenas multiuso”, explica o gerente do Departamento de Energia e Serviços de Meio Ambiente da TÜV Rheinland, Sebastián Rosales.

A estimativa é que as soluções sustentáveis incorporadas nas arenas farão com que o consumo desses recursos seja diminuído entre 12% e 15%, porcentagens essas previstas para a concessão da certificação LEED.

Entre os equipamentos checados estão o sistema de ar condicionado, elevadores, bombas de água, iluminação interna e do gramado, entre outros, além dos sistemas hidráulicos. Segundo Rosales, a adoção de tecnologias sustentáveis e a contratação do serviço de certificação elevaram de 2% a 5% o valor da obra da arena gremista. O número é muito pequeno se considerado que em apenas 18 meses já será possível obter o retorno desse investimento só com a economia de energia e de água.

Os cronogramas das duas arenas estabelecem inaugurações no final de 2012, sendo que a atuação da TÜV nestes projetos acontece no último ano de obra, na fase de instalações dos equipamentos, anterior ao acabamento.

“Nossa expectativa é desenvolver o mesmo trabalho de comissionamento em outras arenas em construção no Brasil para a Copa”, observa Rosales.

A Arena Fonte Nova está confirmada como um dos estádios da Copa do Mundo FIFA no Brasil, em 2014, e também será uma das sedes da Copa das Confederações, em 2013. A Arena do Grêmio, apesar de reunir todas as condições, por enquanto não foi confirmada como participante dos eventos.

O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há 140 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 40 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.

No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) em mais de 100 escopos diferentes, tendo forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, equipamentos de proteção individual, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças e entretenimento, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira