Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2012 - 07:04

Renova Energia impulsiona desenvolvimento sustentável no semiárido baiano

Empresa produz energia renovável e investe em 20 projetos voltados para as comunidades da região.

A Renova Energia por intermédio da implantação do Complexo Eólico Alto Sertão I, considerado hoje o maior do gênero na América Latina, inseriu o sudoeste baiano no cenário nacional. Construído nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, o empreendimento teve aporte de R$ 1,2 bilhão e é apontado como um dos maiores investimento no setor eólico no Brasil.

A sustentabilidade é um dos pilares do modelo de negócio da Renova, seja por sua atividade fim que é a geração de energia renovável, como também por suas ações voltadas ao desenvolvimento de todo o território em sua área de atuação.

A implantação do Complexo Eólico Alto Sertão I é um exemplo que ilustra na prática o posicionamento da companhia. O modelo escolhido foi o arrendamento e não a aquisição de terras porque a empresa entende que a propriedade é o bem mais precioso para o homem do campo. “É da terra que ele tira seu sustento e na convivência comunitária, construída ao longo de décadas, é que ele encontra as condições para manter vivas suas tradições e sua cultura”, afirma Ney Maron, diretor de Meio Ambiente da Renova Energia.

Atualmente, mais de 300 famílias estão sendo beneficiadas com arrendamento de terras. Essa renda extra ajuda a movimentar a economia regional e permitir que os arrendatários continuem a exercer suas atividades anteriores, como a agricultura e a pecuária, que convivem em harmonia com a geração de energia eólica.

Além disso, a Renova está investindo R$9,4 milhões no Programa Catavento, iniciativa que reúne 20 projetos socioambientais. As ações abrangem nesta primeira fase: Plano Museológico Museu de Arqueologia do Alto Sertão da Bahia (MASB), Festival de Artes Cênicas da Casa Anísio Teixeira (Festcasa), oficinas de música e teatro, capacitação profissional, recuperação e preservação de mananciais de abastecimento público, compostagem, um plano de desenvolvimento de cadeias produtivas locais, construção de usina para beneficiamento de culturas regionais e apicultura, construção de um laboratório fitoterápico, ações de empreendedorismo e assessoria técnica rural, entre outros.

O Plano Museológico, que tem como finalidade a implantação do Museu de Arqueologia do Alto Sertão da Bahia (MASB) é um dos destaques do Programa Catavento. O Projeto surgiu na fase de investigação para a implantação do Complexo Eólico. O cuidadoso planejamento nesta etapa resultou na identificação de 49 sítios arqueológicos, 49 ocorrências arqueológicas, 51 áreas de ocupação histórica e na coleta de 12.619 peças de valor arqueológico. A partir daí teve início um intenso processo de mobilização social para a construção do Museu, cujo processo está em andamento.

Outra constante preocupação da Renova é com o abastecimento da água na região, bem tão precioso quanto escasso no semiárido. Diante da maior estiagem dos últimos 47 anos, que atingiu vários municípios incluindo Caetité, Guanambi, Igaporã, a Renova Energia apoiou as comunidades que estão enfrentando a seca, fornecendo a água captada nos poços outorgados para o empreendimento.

A empresa também colocou em prática um plano de obras para recuperação de barragens que vai garantir água para mais de 200 famílias. As barragens das comunidades de Beira Rio e Aroeiras vão acumular água da chuva e garantir o abastecimento no período de estiagem. As obras na Barragem Beira Rio, com capacidade para armazenar mais de 1,5 milhão de metros cúbicos, foram iniciadas em 25 de setembro e em Aroeiras, no dia 3 de outubro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: