Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2012 - 07:12

PSA Peugeot Citroën atinge a marca de 1 Milhão de veículos produzidos no Brasil


O carro de número 1 milhão produzido no Centro de Produção do Grupo PSA, um Novo Citroën C3, na saída da linha de montagem

Hoje, a PSA Peugeot Citroën atinge a marca de 1 milhão de veículos produzidos no Brasil, no seu Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. O milionésimo automóvel brasileiro é um Novo Citroën C3 1.6 Exclusive, que sai da linha de produção 11 anos depois de o Grupo PSA ter inaugurado a sua unidade industrial brasileira e no momento em que a capacidade instalada da fábrica está sendo ampliada.

“O Centro de Produção de Porto Real tem sido estratégico para a consolidação da PSA Peugeot Citroën no mercado brasileiro e latino-americano nos últimos anos e é peça fundamental para os nossos planos de crescimento para o futuro. Por isso, estamos aumentando nossa capacidade de produção e introduzindo na fábrica novos e modernos automóveis, como o próprio Novo C3. E teremos outras novidades”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.

O Centro de Produção de Porto Real está passando por obras e recebendo novos equipamentos para ter sua capacidade ampliada, em uma primeira fase, de 29 veículos/hora para 40 veículos/hora. O aumento da capacidade de produção da unidade industrial faz parte do Plano de Investimentos de R$ 3,7 bilhões que a PSA Peugeot Citroën está fazendo entre 2010 e 2015 no Brasil. Estes investimentos estão sendo destinados também para as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e o lançamento de novos produtos.

Atualmente, o Centro de Produção de Porto Real produz os modelos Citroën Novo C3, C3 Picasso e Aircross e os Peugeot 207, 207 Passion, 207 SW e Hoggar. Além da Fábrica de Veículos, o complexo industrial é composto pela Fábrica de Motores e a Unidade de Usinagem de Motores. No total, o centro de produção conta com cerca de 4.000 colaboradores efetivos, incluindo funcionários da produção e também de outras áreas, como engenharia, tecnologia da informação, recursos humanos e financeiro.

Os veículos produzidos no Brasil atendem ao mercado nacional e também são exportados para países como Argentina, Uruguai e Equador. Do total de 1 milhão de automóveis produzidos até hoje no centro de produção brasileiro, 15% foram exportados.

Centro de Produção de Porto Real – Uma fábrica cada vez mais Verde -Concebido de acordo com os exigentes padrões mundiais da Política Ambiental da PSA Peugeot Citroën, o centro de produção brasileiro vem desenvolvendo nestes 11 anos um trabalho constante de melhoria de processos produtivos, treinamento e conscientização dos funcionários. Com isso, por exemplo, a geração de resíduos por veículo produzido na unidade industrial foi reduzida em 60%, passando de 194 kg, em 2001, para os atuais 78 kg. No mesmo período, o consumo de energia elétrica por veículo produzido diminuiu 66%, o consumo de água na produção de cada automóvel foi reduzido em 47% e a quantidade de Compostos Orgânicos Voláteis por veículo na pintura caiu 29%.

Como continuidade desta filosofia de produção sustentável, uma nova cabine de pintura, cuja implantação é parte do plano de investimentos no Brasil, já está funcionando e usa um processo à base d'água, portanto menos poluente que o processo à base de solvente, e também adotando a nanotecnologia no tratamento da superfície das chapas dos veículos.

Além de oferecer ainda mais qualidade no tratamento e na pintura dos automóveis produzidos no país, este avançado recurso tecnológico reduz o impacto ambiental gerado pela cabine de pintura, por ser um processo isento de metais pesados, e também diminui o consumo de água e energia elétrica. O consumo de água, por exemplo, pode ser reduzido em até 60% em comparação ao tratamento por meio de processo de fosfatização. As mesmas tecnologias empregadas na nova cabine de pintura do Centro de Produção de Porto Real também foram incorporadas à cabine já existente.

O Centro de Produção de Porto Real é certificado pela norma ISO 14001 e está totalmente adequado ao compromisso mundial da PSA Peugeot Citroën com o desenvolvimento sustentável. Aplicando a filosofia dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar –, os resíduos produzidos na unidade industrial são gerenciados, o que traz ótimos resultados. A Coleta Seletiva, por exemplo, é praticada desde a implantação da fábrica em 2001 e a água usada no processo industrial é tratada e reutilizada.

Assim como foi feito na sua construção, mas agora usando os novos recursos disponíveis, as obras em curso para a ampliação da capacidade produtiva do Centro de Produção de Porto Real seguem rigorosas regras de respeito ao meio ambiente e a segurança dos funcionários. A concepção das novas instalações das diferentes áreas da unidade industrial privilegia o aproveitamento da iluminação natural.

Todas as atividades desenvolvidas ou em fase de implementação seguem o Programa de Gestão Ambiental aplicado no Centro de Produção de Porto Real, que atende à política ambiental do Grupo PSA. Esse programa prioriza a redução do uso de recursos naturais como água, energia elétrica e gás natural; busca reduzir a geração de resíduos provenientes dos processos industriais, bem como dar a destinação adequada a eles; controla os impactos ambientais das atividades e garante constante formação para os colaboradores da PSA Peugeot Citroën, a fim de que todos estejam comprometidos com a preservação ambiental.

Ao mesmo tempo em que aprende com a realidade, as ideias e a cultura dos colaboradores de seu jovem centro de produção brasileiro, a PSA Peugeot Citroën vem transferindo para esta planta toda a sua experiência mundial em atividades industriais adquirida em mais de 200 anos de história. Seguindo os conceitos do PSA Excellence System (Sistema de Excelência PSA), o Grupo compreende que o desenvolvimento sustentável passa obrigatoriamente pelo bem-estar dos funcionários. Para isso, entre outros, são realizados constantemente estudos de ergonomia que permitam simplificar a operação das máquinas e suprimir ainda mais esforços pesados nos postos de trabalho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira