Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2012 - 06:52

Allison e Dana passam a deter os direitos da tecnologia NuVinci®, desenvolvida pela Fallbrook

O avanço da tecnologia do conjunto de planetárias de relações continuamente variáveis - Continuously Variable Planetary (CVP) vem ganhando espaço entre os usuários , já que melhora a eficiência e desempenho do veículo.

A Allison Transmission Holdings Inc. (NYSE: ALSN), a Dana Holding Corporation (NYSE: DAN), e a Fallbrook Technologies Inc. acabam de anunciar a formação de uma parceria estratégica para desenvolver, fabricar e comercializar transmissões de alta eficiência para veículos de passageiros, veículos comerciais e equipamentos fora-de-estrada. Essas transmissões de última geração serão concebidas para aumentar a eficiência no consumo de combustível, reduzir as emissões e melhorar o desempenho global do veículo.

A tecnologia CVP NuVinci®, da Fallbrook, que permite a realização de projetos que reduzem a complexidade das transmissões, supercompressores e outros sistemas de trem-de-força, além de garantir que o motor trabalhe usando as marchas mais eficientes, está sendo licenciado para a Allison e para a Dana.

Por meio deste acordo de licenciamento, a Allison passa a deter a exclusividade de direitos da Fallbrook para utilizar sua tecnologia CVP no desenvolvimento e comercialização de sistemas de transmissões para os mercados onde atua. Isso inclui veículos comerciais, aplicações militares, equipamentos fora-de-estrada e estacionários.

"Como principal fornecedor global de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais, a Allison está empenhada em desenvolver e implementar novas tecnologias que vão ao encontro da necessidade do mercado, garantindo melhor desempenho, economia de combustível e durabilidade", disse Lawrence E. Dewey, Chairman, Presidente e Diretor Executivo da Allison. "Por aproximadamente um século temos merecido a confiança de nossos clientes, graças à dedicação, à qualidade, à integridade e à inovação - valores que são compartilhados por Fallbrook e Dana. Nossa parceria será ideal para o desenvolvimento de novas tecnologias para a próxima geração de veículos comerciais".

Sob acordo paralelo, a Dana terá uma licença exclusiva da Fallbrook para desenvolver e produzir componentes de transmissão, e outras soluções avançadas para a tecnologia NuVinci® CVP, para veículos de passageiros e algumas aplicações fora-de-estrada nos mercados atendidos pela empresa.

Para os mercados de atuação da Allison Transmission, a Dana e a Allison assinaram uma carta de intenções para explorar uma aliança estratégica por meio da qual a Dana seria, única e exclusivamente, um fabricante dos componentes de transmissões com tecnologia NuVinci® CVP para Allison.

"Em longo prazo, essa parceria estratégica entre Allison e Fallbrook, ambos líderes reconhecidos em termos de inovação, deverá alavancar sinergias tecnológicas em todos os mercados onde atuamos - para veículos de passageiros, veículos comerciais e fora-de-estrada", afirma Roger J. Wood, Presidente e CEO da Dana. "Esta tecnologia é um verdadeiro salto adiante em termos de projeto de transmissões, o que evidencia o nosso crescente portfólio de sistemas avançados de transmissões, de soluções abrangentes, e de valor para os veículos dos nossos clientes".

A Fallbrook, proprietária da tecnologia NuVinci® CVP, tem sua tecnologia baseada na classe de transmissões continuamente variáveis, que tem evolução constante e altamente adaptativa. O sistema controla as relações entre marchas e torque, e é indicado para dispositivos mecânicos que tenham transmissão ou que se beneficiem da frequente variação de marchas ou torque. A transmissão NuVinci® se utiliza de um conjunto de esferas rotativas situadas entre a entrada e a saída dos componentes da transmissão.

A inclinação das esferas altera seu diâmetro de contato e varia a relação de marcha. Em comparação com outras tecnologias existentes, uma análise da Fallbrook mostra que a tecnologia NuVinci® é menos complexa, tem custos inferiores de fabricação, e proporciona ótimo desempenho.

Allison e Dana são empresas líderes na indústria de transmissões, e os investimentos para a adoção da tecnologia NuVinci® representam um poderoso apoio para o mercado de veículos e outros aplicativos", diz William G. Klehm III, Presidente e Diretor Executivo da Fallbrook. "Essa parceria complementará a nossa bem-sucedida linha de produtos, além de auxiliar o mercado de transmissões. Adicionalmente, a adoção da tecnologia NuVinci é coerente com os planos de crescimento da Fallbrook na comercialização de acessórios para transmissões e outras aplicações industriais."

A produção em larga escala das transmissões fora-de-estrada equipadas com componentes NuVinci nos mercados onde a Dana está presente deverá ser atingida entre três e cinco anos, enquanto a sua implementação em veículos de passageiros e comerciais é esperada para antes do final desta década.

Perfil - A Allison Transmission é a líder mundial na produção de transmissões automáticas para veículos comerciais médios e pesados, veículos militares táticos norte-americanos médios e pesados e de sistemas híbridos de propulsão para ônibus urbanos. Os produtos Allison são usados nas mais variadas aplicações incluindo caminhões urbanos (distribuição, coletores de resíduos, construção, incêndio e emergências), ônibus (escolares e urbanos) motor homes, veículos fora-de-estrada e de manutenção (energia e mineração) e veículos militares (rodas ou esteira). Fundada em 1915, a Allison tem sede em Indianápolis, no estado de Indiana (EUA), e emprega aproximadamente 2.800 pessoas. A Allison possui instalações de produção e Centros de Customização localizados na China, Holanda, Brasil, Índia e Hungria. Com presença global, atende clientes na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália, América do Sul e África. Allison também tem mais de 1.500 distribuidores independentes e revendedores em todo o mundo. [ www.allisontransmission.com].

Perfil da Dana Holding Corporation-A Dana é líder mundial no fornecimento de componentes para transmissões, vedação, e gestão de tecnologias térmicas que melhoram a eficiência e o desempenho dos transportes de passageiros, comerciais e veículos fora-de-estrada com propulsão convencional ou alternativa. É uma companhia com rede global de engenharia, fabricação e serviços de distribuição, fornecendo equipamento original e pós-venda aos clientes locais. Baseada em Maumee, Ohio, a Dana emprega aproximadamente 25.500 pessoas em 27 países e seu faturamento, em 2011, foi da ordem US$ 7,6 bilhões. [www.dana.com].

Perfil - A Fallbrook Technologies Inc. é uma empresa privada de tecnologia com sede em San Diego, Califórnia, e tem suas operações principais e desenvolvimento de produto em Cedar Park. Conta com funcionários e outras operações em Michigan, no Oregon, na China e na Europa. Seus principais investidores são: Robeco, NGEN Partners LLC e Macquarie. A Fallbrook já construiu uma carteira de mais de 500 patentes e pedidos de patente no mundo. [ www.fallbrooktech.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira