Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2012 - 06:33

Lwart Química reduz 24% das emissões de CO2 em seu processo de produção

Mapeamento das emissões por meio do GHG Protocol foi o primeiro passo para colocar em prática as atitudes que levaram à diminuição das emissões.

São Paulo– A Lwart Química foi a empresa brasileira, pioneira no setor de impermeabilizantes a mapear as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O mapeamento possibilitou a elaboração de um plano de ação de redução destes gases, diminuindo em 14,8% as emissões de CO2 de 2011, se comparado com 2010. Essa redução foi observada mesmo após o aumento de 12,7% na produção industrial registrado no ano passado. Isso significa que obtivemos aumento de produção e, mesmo assim, reduzimos em 24,4% os GEE por volume de produção.

A empresa inventariou as emissões de 2010 e 2011de todas as fontes de GEE provenientes das emissões, que se dividem em fontes fixas, que aparecem na queima de combustíveis nos aquecedores, forno túnel e na queima dos gases dos reatores; fontes móveis, do uso de veículos próprios; e emissões fugitivas, como a recarga de gases de refrigeração.

O resultado do inventário demonstrou que a Lwart Química tem baixa emissão de gases. Um dos fatores que colaboram para esta baixa emissão é o consumo de energia elétrica e vapor da termoelétrica movida à biomassa, pertencente à Lwarcel Celulose, outra empresa do Grupo Lwart. Em seu processo industrial, a empresa também utiliza um insumo do processo de uma terceira empresa do Grupo, a Lwart Lubrificantes, tornando possível uma sinergia entre as companhias do Grupo e um maior controle das emissões.

As ações seguintes tomadas pela direção da empresa foram: conscientizar os colaboradores sobre as emissões de gases e sua importância para o meio ambiente e identificar ideias de redução. A mais significativa foi a regulagem de combustível e oxigênio no forno túnel, fato que possibilitou 20% da redução de gases de efeito estufa. Os outros 4% foram observados com o uso consciente de energia elétrica e combustíveis.

GHG Protocol-Essa medição ocorreu por meio de uma ferramenta utilizada mundialmente e aplicada pelas maiores empresas do mundo, o GHG Protocol, que tem como objetivo entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE, estimulando a cultura corporativa para a elaboração de inventários de emissões de gases. A Lwart Química apresentou interesse em participar do inventário e medir suas emissões. Desta maneira, foi possível avaliar estratégias de redução em busca do desenvolvimento sustentável.

“Contamos com a colaboração de todos dentro da empresa e pretendemos reduzir ainda mais as nossas emissões. Este resultado nos deixa satisfeitos porque é o primeiro passo para que possamos minimizar nossas emissões e mostra que mudanças para contribuir com o meio ambiente são possíveis”, analisa Ernesto Monte Neto, diretor geral da Lwart Química.

A Lwart Química, empresa do Grupo Lwart, é especialista na produção de impermeabilizantes para construções de todos os portes. Com um portfólio de mais de 250 produtos que protegem o patrimônio contra umidade, calor e ruído, suas duas linhas principais são a Ciplak, voltada para o varejo, e Lwart Impermeabilizantes, para o mercado profissional.

Localizada em Lençóis Paulista (SP), a empresa apresentou faturamento de R$ 102 milhões em 2011, o que representou um crescimento de 16% em relação ao ano anterior.

Com 210 colaboradores próprios e terceiros, a Lwart Química também é distribuidora exclusiva no País dos produtos da marca canadense Kryton®, que possuem alta tecnologia para impermeabilização de concreto.

A Lwart Química conta com um laboratório de alta tecnologia para desenvolvimento de inovações. Seus produtos atendem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e passam por rigorosos processos de controle de qualidade, cujo sistema de gestão é certificado pela ISO 9001.

A empresa está engajada na construção de indicadores dentro do tema construção sustentável e, com isso, desenvolve produtos e ações relacionados à sustentabilidade.

O Grupo Lwart, sediado em Lençóis Paulista (SP), 100% nacional, é formado por três empresas que atuam nos setores de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, produção de celulose e impermeabilizantes para construção civil.

Com faturamento de R$ 732 milhões em 2011, a Lwart Lubrificantes, Lwarcel Celulose e Lwart Química empregam um total de 3,3 mil profissionais, entre colaboradores próprios e terceiros.

Fundado em 1975, o Grupo Lwart sustenta suas atividades nos pilares da Sustentabilidade Corporativa, que é o equilíbrio entre o sucesso financeiro, o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno e a atuação ambientalmente correta. [www.lwart.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: