Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2012 - 10:39

“Complexidade nas perícias técnicas exige melhores profissionais” diz especialista

O engenheiro civil Flavio Figueiredo avalia a evolução da participação dos peritos em processos judicias e arbitrais, e explica de que forma a complexidade nas demandas contribuiu para a formação de melhores profissionais.

O aumento da complexidade e da quantidade de trabalhos na área de perícias em engenharia resultou, nas últimas décadas, em melhorias na qualificação e na forma de atuação dos profissionais. Ainda assim, devido à concorrência e à busca pelo menor custo no serviço, muitas vezes a estrutura, a qualidade de atendimento e consequentemente os resultados ficam abaixo do esperado. O assunto é tratado com profundidade pelo engenheiro civil Flavio F. de Figueiredo no capítulo “Participação dos Peritos e Assistentes Técnicos”, do recém-lançado livro “Perícias em Arbitragem”.

“O capítulo em questão destaca a importância de uma análise mais aprofundada da experiência dos profissionais contratados para realização de perícias, devido à complexidade que essas demandas ganharam ao longo dos anos e também a maneira com que o trabalho deve ser realizado”, afirmou o engenheiro.

Entre os assuntos abordados pelo engenheiro estão: a evolução do perfil dos profissionais (peritos e assistentes técnicos); a evolução da atuação desses profissionais; perícias em arbitragens versus perícias em processos judiciais; e os critérios para escolha dos peritos arbitrais e dos assistentes técnicos.

De acordo com o engenheiro e diretor da Figueiredo & Associados, dentre as qualidades exigidas dos peritos e assistentes técnicos, se destacam o profissionalismo, a isenção, a agilidade e as experiências profissionais. “Especialmente no que diz respeito aos assistentes técnicos, deve-se buscar profissionais com grande vivência em perícias, que possam agregar especialistas a sua equipe e, com isso, poder efetivamente assistir à parte durante todo o curso da arbitragem ou da demanda judicial e, em especial, durante a perícia”, disse o autor.

O livro “Perícias em Arbitragem” editado pela LEUD e coordenado pelo engenheiro Flávio F. de Figueiredo e elaborado por renomados profissionais da área jurídica e de perícias técnicas. A obra é dividida em oito capítulos e aborda variadas e importantes questões referentes ao tema, apresentando aspectos teóricos e práticos de todas as fases, incluindo o processo arbitral, regras para produção de provas nas arbitragens internacionais, ruptura de contrato, compra/venda e muitos outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: