Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2012 - 10:01

Taça das Favelas será celeiro de talentos para os grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro

Parceria começa a valer já para a segunda edição da Taça das Favelas, competição realizada pela CUFA e Globo Rio.

No dia 24 de agosto (sexta-feira), a Central Única das Favelas (Cufa) dá um importante passo em seu projeto de inclusão social pelo esporte e firma convênio com cinco grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro. O objetivo da parceria é identificar jovens talentosos que participarão da segunda edição da Taça das Favelas, em 2012/13. Os jogadores que se destacarem na competição realizada em conjunto com a Globo Rio serão encaminhados para testes no Flamengo, Vasco, Botafogo ou Fluminense, com possibilidade de contratação. Mesmo os jovens que forem inicialmente escolhidos, mas, eventualmente, não tiverem aproveitamento nos clubes grandes, poderão participar de um programa firmado com o Madureira Futebol Clube, que passará a oferecer condições de treinamento, acompanhamento físico, psicológico e acomodações em suas instalações.

O termo de compromisso foi assinado durante coletiva de imprensa no Quiosque Globo Rio, na Praia de Copacabana. Estiveram presentes o secretário geral da Cufa, Celso Athayde, o consultor esportivo da “De Ponta” Julio Mariz, além dos presidentes Maurício Assumpção (Botafogo), Patrícia Amorim (Flamengo), Peter Siemsen (Fluminense), Roberto Dinamite (Vasco) e Elias Duba (Madureira). Meninos e meninas das comunidades da Rocinha e do Fallet/Fogueteiro, vencedores da primeira edição da Taça, também acompanharam o evento e puderam ver de perto a oficialização do acordo.

”Fiquei muito feliz em participar da Taça. Foi muito importante para meu inicio de carreira. A gente entrava em campo com alegria, todos juntos, independente da rivalidade das comunidades.” - contou Marcos Vinícius, jovem da Rocinha, eleito o melhor jogador da primeira edição.

Presidentes dos clubes destacam o lado social do convênio -Durante a apresentação do projeto, os presidentes dos clubes ressaltaram principalmente a importância de se formar cidadãos e não só atletas.

“O esporte faz com que pessoas que pensam diferente, torcem por clubes diferentes, se relacionem bem. Nós abraçamos esse projeto não só pela capacidade de descobrir talentos, mas também pela parte social. – explicou a presidente do Flamengo, Patricia Amorim.

“O convênio dará oportunidade para os que desejam seguir carreira no esporte. A relação com técnico, preparador físico, jogadores é importante para dar base ao jovem que tem no futebol um sonho. Mas eles também têm de estudar para buscar espaço numa outra profissão, afinal, nem todos serão jogadores” – afirmou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite.

“O que precisamos hoje é que esses meninos tenham uma formação esportiva. Serviremos como um berçário para encaminhá-los depois aos grandes clubes” – disse o presidente do Madureira, Elias Duba.

A iniciativa permite ainda oferecer consultoria e estrutura para os jovens selecionados e também às suas famílias, que passam a contar com suporte para acompanhar e decidir o melhor caminho para a ascensão profissional de seus filhos.

“Temos a certeza que o convênio será uma grande oportunidade para estabelecermos uma relação de confiança mútua e que o clube tenha a sua bandeira fincada dentro das comunidades do Rio de Janeiro” conclui Celso Athayde – secretário geral da Cufa, que neste projeto de parceria com os clubes contou com o consultoria da empresa De Ponta, especializada em projetos de futebol.

A Taça das Favelas é uma competição idealizada pela Cufa em parceria com a Globo Rio. No primeiro torneio, realizado ano passado, participaram 80 seleções. Durante a sua realização, a Taça das Favelas reuniu mais de 20.000 jovens na faixa etária de 14 a 17 anos. O evento tem por objetivo promover a integração entre diferentes comunidades habitacionais e revelar talentos para a prática do futebol.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira