Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2012 - 09:14

Lubrificantes Fenix tem rerrefino mais eficiente com novo laboratório

A empresa recolhe mensalmente - de várias empresas, em todo o território nacional - cerca de 3 milhões de litros de OLUC (óleo usado e/ou contaminado) para rerrefino.

O laboratório químico, com mais equipamentos de primeira linha e mão de obra qualificada, em funcionamento desde o início deste ano, garante a evolução dos processos de rerrefino da Lubrificantes Fenix/Ecofenix dia após dia. O projeto laboratorial, implantado e em total funcionamento desde o primeiro semestre teve um investimento de 150 mil em sua construção e segue os padrões e exigências prescritas na resolução 130, de 1999 da ANP (Agência Nacional do Petróleo). O espaço está dividido em cinco salas: 1ª laboratório de recebimento e arquivo de amostras, controle geral de documentações; 2ª laboratório de analises de infravermelho, titulações, contagem de partículas e centrifugações; 3ª laboratório de análises de viscosidade e colorimetria; 4ª laboratório de análises a quente e filtrações TAF, TRF, fulgor, resíduo de carbono e 5ª laboratório para análise de água por destilação, testes em banho-maria, densidades, descartes e limpeza geral de vidrarias.

A Fenix objetivou, com este investimento, agregar novos conhecimentos e métodos ainda mais eficientes no processo de qualidade do rerrefino de óleo lubrificante usado. Para a empresa o controle de qualidade especializado é de suma importância à garantia de que o óleo rerrefinado saia da empresa com as características mais próximas possíveis ao óleo básico de primeiro refino, podendo assim ser utilizado em diversas aplicações e recolocado com segurança ambiental no Mercado. Mensalmente a Fenix recolhe cerca de 3milhões de litros de óleo para rerrefino, de várias empresas em todo o território nacional. O rerrefino de OLUC (Óleo Usado e/ou Contaminado) é um exemplo de ação que garante sustentabilidade ao Meio Ambiente, pois, é o processo mais adequado, em acordo com as normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O novo laboratório motivou e impulsionou ainda toda a equipe da empresa, às organizações e melhorias nos procedimentos internos. O antigo espaço, que possuía um layout defasado, não permitia uma visão detalhada de cada área física e até procedimental e, por isso, com as novas distribuições e adequações o trabalho efetivo está sempre organizado. Outro fator importante é que o novo espaço impulsionou a busca de novos equipamentos para aperfeiçoar, ainda mais, os processos do rerrefino e, por isso, a Fenix adquiriu uma nova balança semi-analítica para pesagens sólidas, uma bomba de vácuo para filtrações e um agitador magnético com aquecimento para desidratações; novos técnicos em química também foram contratados. [www.lubfenix.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira