Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2012 - 11:51

Caravana para trazer 10 mil indústrias ao mercado livre

Associações de classe que promovem o Ano do Mercado Livre de Energia vão visitar as dez maiores federações empresariais do Brasil para ensinar empresas a aumentar competitividade com redução da conta de luz. Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) é a primeira a promover curso exclusivo com a participação de Paulo Pedrosa, presidente da Abrace

Nove entidades de classe do setor elétrico iniciam hoje uma caravana para visitar as 10 maiores federações de indústria do Brasil. A primeira delas é a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que vai contar com a presença de Paulo Pedrosa, presidente da Abrace (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia).

O objetivo é ensinar as empresas a aumentar a sua competitividade por meio da redução da conta de luz. Como “clientes especiais”, essas companhias podem ter uma redução de até 15% nos custos com eletricidade. Existem hoje mais de 10 mil corporações no Pais habilitadas para essa categoria, pois têm gastos mensais com energia acima de R$ 100 mil.

“Às vezes, lidar com a burocracia e com as flutuações do mercado livre acabam intimidando algumas indústrias”, explica Reginaldo Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel) e coordenador da campanha “Ano do Mercado Livre de Energia”. “O nosso curso vai mostrar como esses percalços são pequenos frente à oportunidade de aumento de competitividade para essas empresas”, complementa.

O curso será ministrado pela consultoria Andrade&Canellas, especializada no setor eletrico. Os professores irão explicar os conceitos básicos do setor, as regras simplificadas de participação no mercado livre e os benefícios que as indústrias podem ter com a adesão a esse modelo. “Além da redução no custo, as empresas ganham flexibilidade nos pagamentos e nas gestão dos contratos que não teriam no mercado cativo”, conclui Medeiros.

Na sequência, a caravana passa pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) no dia 13/08 e pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) no dia 16. Até o fim do mês ainda serão realizados mais sete encontros.

Ano do Mercado Livre de Energia: a campanha “2012- Ano do Mercado Livre de Energia”, nasceu com o objetivo de conscientizar autoridades públicas e agentes privados sobre a importância vital da negociação desregulamentada para a competitividade da indústria no País, bem como na blindagem contra a inflação.

O “Ano do Mercado Livre de Energia” é uma iniciativa das entidades Abeeólica (energia eólica), Abiape (investidores em autoprodução de energia), Abrace, (grandes consumidores industriais de energia e consumidores livres), Abraceel (comercializadores), Abragel (geração de energia limpa), Abragef (geração flexível), Abraget (geração térmica), Anace (consumidores de energia) e Apine (produtores independentes).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira