Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2012 - 11:51

“Brasil, o país do abraço multicultural”

Os Jogos Olímpicos se despediram de Londres e agora cabe ao Rio de Janeiro receber de braços abertos, daqui a quatro anos, uma multidão de atletas, treinadores, voluntários e jornalistas, além do público apaixonado pelo esporte. Um aperitivo dessa recepção acontece já na noite deste domingo, quando o Rio recebe a bandeira Olímpica e convida o mundo a visitar a cidade para os Jogos Olímpicos de 2016.

Final em Londres, com oito minutos de um grande abraço coletivo, dirigido pelos diretores artísticos Cao Hamburger e Daniela Thomas.

Entre as personalidades convidadas para representar a diversidade da cultura brasileira estiveram abrilhantando o evento os músicos Seu Jorge e Marisa Monte; o rapper BNegão; o gari passista símbolo do carnaval do Rio de Janeiro, Renato Sorriso; e a modelo internacional Alessandra Ambrósio.

Foram selecionados 225 dançarinos voluntários residentes na Europa, sendo 31 brasileiros de diversas cidades do país, que vestirão figurinos assinados pelo estilista e artista plástico Jum Nakao. As peças foram produzidas em cidades ícones da moda mundial como Roma, Milão, Londres e Rio de Janeiro. A supervisão de Criação é de Abel Gomes e a produção executiva de Marco Balich.

Os voluntários foram escolhidos entre 800 candidatos e iniciaram os ensaios em conjunto no início de julho. Antes, já vinham ensaiando uma vez por semana há cerca de oito meses.

A Cerimônia de Encerramento foi dividida em quatro pilares, que vão abordar a diversão, a diversidade cultural, a energia contagiante do povo brasileiro e, para finalizar, o convite a todas as nações para estarem no Rio de Janeiro daqui a quatro anos.

Equipe: Cao Hamburguer – Diretor Artístico | Daniela Thomas – Diretora Artística |Abel Gomes - Supervisão de Criação| Marco Balich – Produtor Executivo.

Créditos Adicionais: Beto Villares – Produção Musical | Jum Nakao – Produção de Figurino| Susana Yamauchi e Renata Vieitas – Coreografia | Lida Castelli – Consultora Artistica.

Cao Hamburger.: Diretor: • Criador de programas de televisão que se destacam por seu caráter educacional e clima poético, como "Castelo Rá-Tim-Bum", "Disney Club" e "No Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais"; • “Filhos do Carnaval”, indicado para o Emmy na Categoria Melhor Série de TV e premiado pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo; • “O ano em que meus pais saíram de férias”, indicado para o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Seu filme novo será lançado em 2012.

Daniela Thomas.: Diretora: • Dirigiu, junto com Walter Salles, os filmes “Terra Estrangeira”, “O Primeiro Dia” e “Linha de Passe”, indicado para a Palma de Ouro no Festival de Cannes.• Trabalhou como Cenógrafa para grandes diretores como Gerald Thomas (The Flash and Crash Days), Aderbal Freire-Filho (Tio Vânia) e Felipe Hirsch (Pterodáctilos);

Abel Gomes.: Supervisor Criativo: • Cenógrafo mais proeminente e renomado do Brasil, tem mais de 30 anos de experiência em criação e direção de grandes apresentações. É também o fundador e diretor de P&G Cenografia, empresa associada à SRCOM, com uma equipe de 150 funcionários, que atua na criação, construção e montagem de cenários.

• Começou sua carreira na TV Globo, para a qual assinou a concepção e a cenografia de programas de grande audiência. • Seu vasto currículo inclui ainda a criação de cenografia e direção de eventos como: as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011; o réveillon da Praia de Copacabana, no Rio (desde 2008); o lançamento da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ (2010); a Árvore de Natal da Bradesco Seguros (Rio de Janeiro, desde 1996); o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 (todas as edições) e o Revezamento da Tocha Olímpica no Rio de Janeiro (2004).

Marco Balich.: Produtor executivo: • Presidente da Filmmaster Events and sócio da Filmmaster Group, é uma das figuras mais proeminentes no cenário internacional de eventos. Concebeu e produziu eventos extremamente bem sucedidos como as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos de Turim 2006.

• Em 2002, foi o líder do projeto da entrega da bandeira na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Salt Lake City.

• Entre seus trabalhos recentes mais bem sucedidos estão, em 2009, as cerimônias de abertura e encerramento dos XVI Jogos do Mediterrâneo, descritas pelo presidente do COI como as mais bonitas jamais produzidas para os Jogos, e a cerimônia de inauguração da Arena Donbass, na Ucrânia. • Foi o diretor artístico do Carnaval de Veneza em 2008, 2009 e 2010. • Em 2010, foi o diretor criativo das Comemorações pelo Bicentenário do México. • Em 2011, criou e produziu o show do 75o. Aniversário do FC Shakhtar, na Ucrânia, e a cerimônia de abertura do novo Estádio do Juventus. • Em 2012, também criou as Cerimônias do UEFA EURO 2012. • Marco Balich sera o produtor executivo para as Cerimônias dos Jogos Olímpicos Rio 2016™.

Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™- Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012, o espírito do Rio de Janeiro estará na Somerset House com a Casa Brasil – espaço do Comitê Olímpico Brasileiro, do Comitê Paralímpico Brasileiro e do Rio 2016™. [www.rio2016.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira