Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2012 - 08:28

Conferência Internacional "Memória: América Latina em perspectiva internacional e comparada"

Marca aniversário de 10 anos do Núcleo de Direitos Humanos.

O Núcleo de Memória e o Departamento de Direito da PUC-Rio, em parceria com a Coalizão Internacional de Sítios de Consciência e a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, promovem, entre os dias 14 e 17 de agosto (terça a sexta-feira), no auditório do RDC da Universidade, a Conferência Internacional "Memória: América Latina em perspectiva internacional e comparada".

A solenidade de abertura conta com a participação do Reitor Pe. Josafá Siqueira, SJ, e há previsão de participação do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, no dia 15, a partir das 18h, para a apresentação do Memorial da Anistia Política Brasileira.

Estarão presentes Paulo Abrão, da Comissão de Anistia e Secretaria Nacional de Justiça, Doudou Diène, da International Coalition of Sites of Conscience, Francisco de Guimarães, diretor do Departamento de Direito, Patrícia Valdez, da Rede Latinoamericana de Sítios de Memória, Maristela Baioni, da PNUD, Jaime Antunes, do Arquivo Nacional, Maurício Azedo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Átila Roque, diretor executivo da Anistia Internacional, Silvio Tendler, cineasta e professor do Departamento de Comunicação Social, Margarida Neves, diretora do Núcleo de Memória, entre outros.

No último dia de conferência, às 9h, o Vice-Reitor Pe. Francisco Ivern, SJ, e o professor Adriano Pilatti coordenam a exposição "PUC-Rio: para não esquecer", uma reunião de fotografias e homenagem a professores, alunos e funcionários, pela resistência à ditadura e luta por liberdade na universidade.

A exposição precede a realização da 61ª Caravana de Anistia, uma sessão especial de apreciação de requerimentos de anistia política apresentados à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Desde 2007, a Caravana já percorreu universidades, assembleias legislativas, sedes de órgãos públicos e organizações não governamentais com o objetivo de analisar os casos de perseguição política nestes locais.

O evento conta com o apoio dos Departamentos de Comunicação e Serviço Sociais, da Vice-Reitoria Comunitária e do Diretório Central dos Estudantes. Além disso, será o marco de reinauguração da exposição "Registros de uma Guerra Surda", do Arquivo Nacional, que permanecerá no campus por duas semanas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: