Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2012 - 08:07

Bem-sucedido, investimento britânico em esportes continua após Olimpíadas

Após alcançar melhor desempenho em toda sua história na participação olímpica, Reino Unido mantém investimentos e amplia iniciativas no esporte.

Em terceiro lugar geral* e prestes a encerrar os jogos olímpicos, o Reino Unido celebra seu melhor desempenho em conquista de medalhas, com olhos no futuro do esporte no país, já que o setor continuará a receber investimentos e atenções da política pública nos próximos anos. O ótimo desempenho do time britânico reflete investimentos em esporte que entraram em cena ainda antes dos Jogos de Pequim 2008. De acordo com o UK Sport (principal órgão britânico para o investimento em esportes de alta performance), o investimento total em esportes para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012 foi de 264 milhões de libras, mais que o triplo investido para Atenas, em 2004.

Diante dos bons resultados e da proposta de deixar um legado da experiência de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os esforços para o desenvolvimento do esporte serão reforçados. Em janeiro do ano que vem será lançada uma estratégia específica para o esporte que prevê orçamento de um bilhão de libras. Além disto, os fundos para esporte de elite serão mantidos, o sistema lotérico continuará a separar sua parcela para o fundo esportivo, 40 mil novos líderes comunitários foram recrutados para trabalhar em práticas esportivas locais, seis mil clubes esportivos serão criados em escolas públicas locais, isto para mencionar apenas algumas iniciativas.

Lista de programas, iniciativas e políticas públicas que serão implementadas ou reforçadas: . Reforma no sistema de loterias (National Lotery) de forma a proteger o fundo de investimento em esportes: o governo britânico restaurou a parcela que originalmente era dedicada ao esporte. Com o aumento das vendas de bilhetes lotéricos, estima-se que £500 milhões serão aplicados em esportes nos próximos cinco anos.

. Esporte nas escolas: o programa School Games, que recebeu inscrições de 13 mil escolas e que gerou uma parceria de intercâmbio de jovens atletas estudantes com o Brasil, voltará o foco para o esporte competitivo. Já no programa Change4Life Schools Sports Club, que busca ampliar o leque de modalidades esportivas dos alunos, beneficiará 7.500 escolas. Ainda, está prevista a criação de seis mil clubes esportivos em escolas locais, investimento em infraestrutura esportiva em escolas e reforço profissional no esporte universitário.

.Esporte e juventude: em janeiro de 2013 será lançada uma estratégia voltada a jovens de 14 a 25 anos, cujo orçamento prevê investimentos da ordem de £1 bilhão.

. Comunidade: no programa Places People Play, 40 mil novos líderes comunitários em esporte foram recrutados para desenvolver práticas esportivas locais.

.Fundo para esporte de elite (elite funding) será mantido de olho na performance dos atletas britânicos em 2016.

.Legado em infraestrutura: planejamento estratégico para todos os locais onde ocorreram os jogos de forma que o uso desta infraestrutura após os jogos facilitem e apoiem as práticas desportivas das comunidades locais.

. Legado Internacional: por meio do programa International Inspiration, foram promovidas novas oportunidades para as práticas esportivas e educação física na escola em 20 países (entre eles o Brasil), com mais de 12 milhões de pessoas beneficiadas.

. Inclusão e esporte: está previsto um fundo de 8 milhões de libras voltado para esporte para crianças deficientes de forma que a categoria tenha mais destaque nos jogos escolares.

.Legado científico: foi anunciado nessa semana pelo Primeiro Ministro David Cameron um novo legado científico, a utilização das instalações anti-doping de Londres 2012 como laboratório para estudar o impacto de fatores genéticos e ambientais no metabolismo. O Phenome Centre, o primeiro desse tipo no mundo, irá utilizar o laboratório com tecnologia de ponta desenvolvido para os Jogos para auxiliar no desenvolvimento de tratamento melhores e mais focados para os pacientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira