Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2012 - 10:01

Carmen Fontenelle lança candidatura à presidência da OAB-RJ

Na plataforma política da candidatura, ações de transparência e ética na Ordem.

Em novembro de 2012, a OAB-RJ realiza mais uma eleição para a presidência da entidade. Carmen Fontenelle, depois de ser vice-presidente da OAB-RJ duas vezes, lançou a sua candidatura à presidência da Casa. A motivação partiu de um olhar crítico sobre a atual gestão. Sua luta é contra o carreirismo dentro da Instituição, valorização do advogado e transformação das comissões permanentes em gestoras políticas.

Filha de Celso Fontenelle, presidente ícone da OAB-RJ por dois mandatos, e neta de Jorge Dyott Fontenelle, que também ocupou a presidência da Casa, Carmen tem forte atuação no direito de família há mais de 30 anos. Entre suas propostas para a OAB-RJ, a advogada tem como objetivo lutar por mais agilidade no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

- A morosidade da justiça é um problema grave que advogados enfrentam no dia a dia. Compromete a promoção da cidadania e o exercício da profissão. A OAB tem a obrigação de cobrar e colaborar para a promoção de uma justiça mais ágil e eficaz – declara Fontenelle.

Outras propostas da candidata são aumentar os investimentos em infraestrutura e serviços nas subseções da Ordem e ampliar os serviços criados pelas gestões que participou como vice-presidente e ainda são utilizados, como os escritórios compartilhados gratuitos para advogados em início de carreira e o transporte gratuito que interliga os tribunais do Rio. Carmen também pretende instalar salas privativas aos advogados nos plantões judiciários, implantar o curso regular de Deontologia Jurídica, extinguir a banca única e a ampliar os serviços de transporte gratuito para o Interior.

Carmen Fontenelle recebe apoio de advogados renomados, como Sylvio Capanema, Lauro Shuch, Paulo Lins e Silva, Nélio Machado, Custódio de Oliveira Neto, Helio Belo e Nilo Batista.

- Carmen Fontenelle está preparada, há muito tempo, para exercer a presidência da OAB-RJ e recuperar a independência da Casa. Ela dispõe de coragem para opor-se ao fascismo que tem avançado pela questão criminal, sem curvar-se à mídia – afirmou Nilo Batista.

Para vice-presidente, Carmen escolheu Fernando Orotavo Neto, professor universitário advogado militante há 21 anos, sócio titular do Escritório Fernando Orotavo Advogados especializado em Mercado Financeiro e de Capitais e.

— Estamos atentos às necessidades dos advogados do estado do Rio de Janeiro e de todas as subseções.— ressalta Orotavo.

Carmen Fontenelle -Formada em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Carmen Fontenelle é advogada militante desde 1981, em especial na área de Direito de Família. Na OAB-RJ foi vice-presidente (2001-2006), Delegada da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (1985 – 1987), Assessora Especial da Presidência (1987 -1989), integrante da banca examinadora do Exame da Ordem (1992-1994), coordenadora do Curso de Direito de Família da ESA (1994-1995), membro da Comissão Permanente das Mulheres Advogadas, diretora do Departamento de Jornalismo e Publicações (1995-2006), fundadora e editora do Programa “Direito em Debate” (2001 a 2006), diretora do Departamento de Cultura e Eventos (1995-2000). Foi palestrante em conferências, congressos e cursos e tem diversos artigos publicados sobre Direito de Família. Carmen recebeu a Medalha Tiradentes pela criação do programa de TV “Direito em Debate”, e o prêmio de jornalismo do jornal O Globo pela direção do periódico “Tribuna do Advogado”. Também recebeu Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região.

Fernando Orotavo Neto -O candidato à vice-presidência da OAB-RJ formou-se em 1991 pela Universidade Candido Mendes, Campus Centro. Advogado militante há 21 anos, hoje é sócio titular do Escritório Fernando Orotavo Advogados, fundado por seu avô em 1945, especializado em Mercado Financeiro e de Capitais. Exerceu o cargo de Assessor da Presidência da OAB-RJ na primeira gestão Sergio Zveiter (1991). Compôs, como membro efetivo, a Banca do Exame de Ordem (1992 a 1996). Foi Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Município e exerceu o cargo de Auditor Vice-Presidente do STJD da CBV (1997). Em 2002, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro lhe conferiu o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. Foi Professor de Direito Processual Civil na Universidade Candido Mendes, Ipanema, por quatro anos, estando hoje licenciado. Foi Diretor do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, afiliado ao IAFEI – International Association of Financial Executives Institutes. É autor de dois livros: “Das Liquidações Extrajudiciais de Instituições Financeiras” (Ed. Lerfixa, 2002) e “Dos Recursos Cíveis” (Ed. Lumen Juris, 2ª Edição, 2006, em co-autoria com Joaquim Pedro Rohr). Ministrou várias palestras e publicou diversos artigos de opinião em jornais do País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: