Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2012 - 10:06

CPFL emprega tecnologia Schneider Electric para restabelecimento automático do fornecimento de energia elétrica

Implantação de sistema Smart Grid proporciona recomposição automática da rede elétrica.

Os sistemas de distribuição aérea de energia elétrica, empregados em áreas urbanas e rurais, estão sujeitos a interrupções causadas por faltas temporárias ou permanentes. No caso de faltas permanentes o segmento de rede sob falta deve ser isolado, e é de interesse de todos que os consumidores fora do segmento sob falta continuem podendo usufruir da energia elétrica. A partir deste cenário, as distribuidoras da CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, ao adquirir religadores Schneider Electric aproveitou as possibilidades de restabelecimento de fornecimento de energia elétrica a segmentos sem falta da rede pela funcionalidade Recomposição Automática.

“A Recomposição Automática (Loop Automation) permite que os religadores realizem manobras automáticas nos sistemas de distribuição sem a necessidade de comunicação entre eles, possibilitando melhorias significativas em indicadores de continuidade de fornecimento de energia elétrica e, consequentemente, na satisfação do consumidor final”, explica Luis Felipe Kessler, vice-presidente da unidade de negócios Infrastructure da Schneider Electric Brasil.

No intuito de aprimorar seus índices de continuidade de fornecimento de energia elétrica – DEC, FEC, DIC, FIC e DMIC* – e aperfeiçoar a operação e a supervisão dos sistemas de 15 e 25 kV, a CPFL identificou as principais regiões que poderiam beneficiar-se da Recomposição Automática com base em estudos de carregamentos de alimentadores, tipo e quantidade de consumidores, proteção e retorno de investimento. Os sistemas de Recomposição Automática instalados nas cidades de Campinas, Birigui, Pindorama, Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra beneficiam um total de aproximadamente 20.000 clientes residenciais e industriais.

A Recomposição Automática é um sistema inserido no conceito de Smart Grid, ou seja, a inteligência aplicada às redes elétricas que proporciona ganhos reais para consumidores, concessionárias e fornecedores a partir da otimização do planejamento e da operação do sistema elétrico.

Indicadores utilizados pela ANEEL para supervisionar e avaliar a continuidade da distribuição de energia elétrica realizada pelas concessionárias nas suas respectivas áreas de concessão.

A CPFL Energia é o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, com atuação nos segmentos de distribuição, geração, comercialização de energia e serviços. Com 13% de participação no mercado de distribuição de energia, mantém a liderança no segmento, com 7 milhões de consumidores atendidos nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Desde seu IPO (Initial Public Offering), em 2004, a CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, segmentos de maior nível de governança corporativa e, pelo sétimo ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa. Reconhecida como referência nacional e internacionalmente por sua governança, excelência e sustentabilidade corporativa, a CPFL é um dos mais importantes clientes da Schneider Electric no Brasil. [www.cpfl.com.br ].

Schneider Electric -Como especialista global na gestão de energia, presente em mais de 100 países, a Schneider Electric oferece soluções integradas para diversos segmentos de mercado, obtendo posições de liderança em Energia e Infraestrutura, Indústrias e Fabricantes de Máquinas, Prédios não-residenciais, Data Centers e Redes, assim como residencial. Focada em oferecer energia mais segura, confiável, eficiente, produtiva e sustentável, a Schneider Electric, com mais de 130.000 colaboradores em todo o mundo, atingiu em 2011 um faturamento de 22,4 bilhões de euros, através de seu forte compromisso em ajudar as pessoas e organizações a fazerem o máximo da sua energia. No Brasil, presente há 65 anos, a empresa conta com mais de 5.000 colaboradores, 13 filiais comerciais e 9 unidades fabris: Guararema (São Paulo), Sumaré (São Paulo), Curitiba (Paraná), Fortaleza (Ceará), Blumenau (Santa Catarina), Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Manaus (Amazonas) e 2 na cidade de São Paulo. [www.schneider-electric.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: