Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2012 - 11:24

Bureau Veritas é acreditado pelo Inmetro para certificação de peças automotivas

A partir de janeiro, selo do instituto começará a ser exigido para diversos tipos de peças automotivas. Certificadora já trabalha com indústrias para garantir adaptação à norma dentro do prazo.

Rio de Janeiro - Primeiro foram os vidros de segurança de para-brisas e pneus, agora está chegando a hora das rodas e outras peças automotivas terem de apresentar o selo de conformidade do Inmetro. O Programa de Certificação Compulsória de Componentes Automotivos estipula que a partir de janeiro a indústria, importadores e comércio adaptem seus produtos às normas de segurança. O Bureau Veritas já está preparado para certificar a produção destas peças com equipes qualificadas atuando no Brasil e no exterior.

As portarias 301 e 445 do Inmetro estipulam que amortecedores, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo otto, buzinas, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), anéis de pistão, bronzinas, lâmpadas e rodas para veículos automotivos cheguem ao mercado de reposição atendendo requisitos mínimos de segurança. Em 2013, fabricantes e importadores só poderão comercializar estas autopeças se as mesmas estiverem de acordo com a nova regulamentação. O Bureau Veritas Certification é acreditado pelo Inmetro como organismo certificador para a realização das auditorias de certificação dos produtos que passam a ser obrigatórias no Brasil. Ao comprovar as especificações exigidas, a auditoria faz com que os produtos continuem a ser oferecidos no mercado nacional, mostrando ao consumidor que as peças estão de acordo com todas as normas de segurança.

Walter Laudísio, diretor de Certificação de Produto do Bureau Veritas, destaca que a empresa possui uma rede de auditores qualificados que operam mundialmente. “Temos profissionais atuando para a Certificação Compulsória de Componentes Automotivos tanto no Brasil como no Exterior. Nossas equipes fora do país dão aos fabricantes e importadores internacionais a oportunidade de se adequarem às normas brasileiras com economia de custos e diminuição de tempo no processo de auditoria, já que as empresas fabricantes de peças automotivas serão auditadas lá fora cumprindo toda a regulamentação do Inmetro”. Laudísio lembra que o Bureau Veritas está preparado e tem expertise para atender a demanda daqueles que ainda não começaram o processo de adequação às portarias. A certificadora já está trabalhando em clientes que necessitam seguir as novas normas, e por ter atuação em 140 países, faz auditorias similares em locais em que os quesitos de segurança já são uma realidade, como na Europa, Estados Unidos e Austrália.

Bureau Veritas -Fundado em 1828, é um grupo internacional especializado na inspeção, análise, auditoria e certificação de produtos, infraestrutura (prédios, instalações industriais, equipamentos, navios, etc.) e certificação de sistemas (ISO 9001, etc.) em relação a marcos regulatórios ou voluntários.

O Bureau Veritas é o segundo maior grupo do mundo na avaliação de conformidade e certificação nas áreas da qualidade, saúde e segurança, meio ambiente e responsabilidade social ("QSMS") e é líder mundial em serviços de QSMS excluindo inspeção de matérias-primas. O Bureau Veritas é reconhecido e tem a confiança dos principais organismos nacionais e internacionais.

O Bureau Veritas está presente em 140 países através de uma rede de mil escritórios e 330 laboratórios. O agrupo possui mais de 48 mil empregados e uma carteira com cerca de 370 mil clientes. Em 2011, o Grupo registrou faturamento de 3,359 bilhões de Euros. [www.bureauveritas.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira