Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2012 - 10:57

Alstom fornecerá importante tecnologia de controle ambiental para um projeto pioneiro de combustão de biomassa em Candeias, na Bahia

A Alstom vai fornecer um Precipitador Eletrostático (ESP) para o complexo petroquímico da DOW, localizado em Candeias, no estado da Bahia. A tecnologia ESP da Alstom permite a captura de partículas contaminadas no gás de combustão derivado da queima de biomassa*. O ESP será instalado na primeira unidade petroquímica do mundo a utilizar biomassa para a produção de vapor para uso industrial.

A Energias Renováveis do Brasil (ERB), empresa referência na geração de energia de biomassa, irá operar a instalação, que fornecerá energia limpa – em cumprimento a rigorosas regulamentações ambientais – ao complexo industrial em Candeias. O precipitador eletrostático filtra os gases de combustão gerados durante a queima nas caldeiras, minimizando as emissões. O sistema ESP da Alstom conta com a exclusiva Tecnologia de Retificador e Controle de Transformador, que gera alta eficiência de remoção, baixo consumo de energia e layout compacto. O projeto será totalmente desenvolvido no Brasil e deverá entrar em operação no segundo semestre de 2013.

A energia será gerada pela combustão de cavaco de eucalipto, que substituirá cerca de 50% do gás atualmente usado para a produção de vapor. A ERB escolheu a Alstom, líder em Sistemas de Controle Ambiental (ECS) na América Latina, em função de seu extenso conhecimento e experiência nessa área. “Os equipamentos da Alstom trarão melhorias significativas para a qualidade do ar, e irão capturar mais de 98% das partículas contaminantes que seriam emitidas na atmosfera”, afirma Daniel Santos, Diretor Geral de Negócios ECS da Alstom na América Latina.

Em aplicações industriais como o mercado de papel e celulose ou açúcar e etanol, a produção de combustível de biomassa costuma ser feita a partir da própria planta. Por outro lado, a DOW é uma petroquímica, portanto o combustível de biomassa é fornecido a partir de colheita de floresta 100% dedicada. O fornecimento de combustível de biomassa demonstrou ser um modelo de negócios inovador, pois tem um custo competitivo para a geração de energia no Brasil.

A maioria das usinas de fabricação no Brasil obtém seu fornecimento de energia da rede elétrica ou de suas próprias caldeiras de energia. O novo modelo consiste em criar uma ilha de geração de energia fornecida pela ERB dentro da sua unidade de produção. A principal vantagem é que uma especialista em gestão de geração de energia se encarrega do fornecimento a um custo competitivo, permitindo que a indústria dedique seus esforços para o que faz de melhor: fabricar seu produto final.

A Alstom é líder mundial em equipamentos para sistemas de controle de emissões, atendendo clientes dos setores de energia e indústrias. As muitas referências da Alstom nessa área incluem mais de 100 Sistemas de Dessulfurização de Gás de Combustão com Água do Mar ao redor do mundo, o que equivale a uma capacidade instalada de 42 GW em geração de energia. A empresa também instalou mais de 360 Sistemas de Filtro de Tecido, 95 Sistemas de Dessulfurização de Gás de Combustão Úmido, 1100 Precipitadores Eletrostáticos e 100 Sistemas de Dessulfurização de Gás de Combustão NID™ ao redor do mundo.

Perfil - A Alstom é líder global em infraestrutura ferroviária e geração e transmissão de energia, e está na vanguarda de tecnologias inovadoras e amigáveis ao meio ambiente. A Alstom constrói o trem mais rápido e o metrô automatizado de maior capacidade do mundo, fornece soluções de usinas integradas turnkey e serviços associados para uma ampla gama de fontes de energia, incluindo hidrelétrica, nuclear, a gás, carvão e eólica, e oferece várias soluções para transmissão de energia, com foco em redes inteligentes. O Grupo tem 92.000 funcionários em cerca de 100 países. O Grupo registrou vendas de €20 bilhões e recebeu aproximadamente €22 bilhões em pedidos em 2011/12. [www.alstom.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: