Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2012 - 09:47

“Cidade Inteligente Búzios” fica entre as dez iniciativas mais inovadoras do mundo em publicação da KPMG

Projeto da Endesa Brasil transformará o balneário na primeira cidade em consumo eficiente de energia elétrica da América Latina.

O projeto “Cidade Inteligente Búzios”, desenvolvido pela Endesa Brasil para tornar o balneário referência em distribuição e consumo inteligente de energia elétrica, foi considerado uma das dez maiores iniciativas globais inovadoras e inspiradoras para tornar as cidades habitáveis e sustentáveis. Em sua segunda edição, a publicação “Infrastructure 100: World Cities”, de autoria da KPMG, foi lançada na última semana durante a Cúpula das Cidades do Mundo, em Cingapura. Ao todo, reúne 100 projetos de todo o mundo.

O critério de seleção do relatório levou em consideração viabilidade, impacto social, complexidade técnica e/ou financeira, inovação e impacto na sociedade. Das 100 iniciativas selecionadas, 20 são da América Latina e dez, do Brasil.

“Ser eleito um dos dez mais inovadores projetos do mundo é um grande reconhecimento para o Cidade Inteligente Búzios e para a Endesa Brasil. Nossa expectativa é de que a iniciativa possa realmente oferecer aos moradores uma cidade mais sustentável”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Endesa Brasil, André Moragas.

Referência na categoria ‘Infraestrutura de energia urbana’, o projeto “Cidade Inteligente Búzios” prevê investimentos de R$ 35 milhões entre 2012 e 2015 para transformar a cidade na primeira da América Latina em consumo eficiente de energia.

“A infraestrutura urbana existente precisa urgentemente ser revitalizada, e as demandas por novas infraestruturas aumentaram vertiginosamente para atender as necessidades básicas das populações em crescimento. As cidades do mundo já são residências de mais da metade da população mundial, e esse número deverá pular para mais de 3 bilhões até 2050", afirmou Nick Chism, líder mundial da prática Global Infrastructure da KPMG.

O “Cidade Inteligente Búzios” contará com as tecnologias mais inovadoras já utilizadas pelas empresas do grupo Endesa. O objetivo é a conversão da rede de distribuição de energia em uma rede mais inteligente, com medidores digitais e automatização que permite gerenciar o sistema remotamente, além de integrar novas fontes de geração.

Serão oferecidos à cidade e seus moradores a possibilidade de aplicação de tarifas de energia elétrica diferenciadas de acordo com o horário de consumo; utilização de lâmpadas de LED na iluminação pública; e maior incentivo à eficiência energética das instalações de edifícios públicos, permitindo o controle do consumo por aparelho em tempo real.

A mudança na infraestrutura visa à promoção do consumo inteligente, conscientizando os clientes sobre o uso responsável da energia, o que também contribuirá para a redução das emissões de CO2.

Endesa Brasil -Uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro, a Endesa Brasil é uma holding de companhias que atuam em distribuição, geração, conversão e transmissão de energia. A empresa controla as distribuidoras Ampla (RJ) e Coelce (CE), a termelétrica Endesa Fortaleza (CE), a hidrelétrica Endesa Cachoeira (GO) e a conversora e transmissora Endesa Cien (RS). A Endesa Brasil é controlada pela espanhola Endesa S.A., que, por sua vez, pertence ao grupo italiano Enel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: