Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2012 - 09:29

Petrobras Biocombustível e Governo do Rio Grande do Norte assinam acordo para produção de biodiesel

Usina experimental, que sedia desenvolvimento de tecnologias próprias, produzirá biodiesel para atender quase toda demanda do estado.

A Petrobras Biocombustível e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte assinaram, no dia 10 de julho (terça-feira), em Natal (RN), protocolo de intenções para adaptação da usina experimental de biodiesel, localizada no município de Guamaré, para produção comercial. Com investimentos da ordem de R$ 5,1 milhões, a unidade atingirá, no primeiro semestre de 2013, capacidade para produzir 20 milhões de litros de biodiesel. A cerimônia contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do diretor de Biodiesel da Petrobras Biocombustível, Alberto Fontes.

Localizada no Pólo Industrial de Guamaré, a unidade experimental sedia desde 2004 o desenvolvimento de tecnologias próprias para produção de biodiesel. Nela, as equipes do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) testam diferentes processos e matérias-primas, como palma (dendê), mamona e girassol, com foco em inovações tecnológicas e para a melhoria dos processos e produtos. Agora, por meio do acordo, a planta experimental passará também a produzir comercialmente.

Após as obras de adaptação, a unidade poderá responder por quase toda a demanda do Estado do Rio Grande do Norte, da ordem de 22 milhões de litros por ano. “Enquanto o Cenpes segue com os projetos de pesquisa e de inovações tecnológicas que tanto contribuem para o aprimoramento do parque industrial da Petrobras Biocombustível, produziremos na mesma planta grande parte do biodiesel necessário para atender o estado”, afirma o diretor de Biodiesel da Petrobras Biocombustível, Alberto Fontes.

Desenvolvimento regional - O acordo contempla ainda o incremento da participação de agricultores familiares na cadeia do biodiesel, com geração de até 2.430 postos de trabalhos rurais. Também prevê geração de mais 37 postos de trabalho diretos e indiretos na área industrial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira