Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2012 - 09:15

Demanda por energia crescerá 40% até 2035, mostra estudo da Accenture e World Economic Forum

Brasil se destaca pela adoção de fontes de energia alternativas, mas infraestrutura ainda é um grande desafio para o fornecimento de energia, devido aos eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas.

São Paulo – O crescimento contínuo no consumo de energia – a expectativa de expansão no uso é de 40% até 2035 – trará mudanças significativas nas arquiteturas de redes dos países, para dar suporte ao crescimento econômico, da sustentabilidade e segurança. Essa é a principal conclusão de um estudo desenvolvido pela Accenture e World Economic Forum para auxiliar os tomadores de decisão a planejarem, concretizarem uma transição efetiva e avaliarem seu progresso.

O estudo envolveu 124 países que foram avaliados em três dimensões: crescimento econômico e desenvolvimento; segurança ambiental; e acesso a energia e segurança. Entre os países emergentes, o Brasil se destaca pela forte atuação no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, devido à sua rápida adoção de fontes de energia alternativas como biocombustíveis. Já a infraestrutura do país é apresentada como um desafio, com espaço para melhoria na qualidade e estabilidade do fornecimento de energia, principalmente para suprir a demanda dos grandes eventos esportivos que ocorrerão no país.

O resultado geral do estudo mostrou ainda que muito mais precisa ser feito para acelerar a transição e cumprir as futuras demandas relacionadas à eficiência energética. A pesquisa apontou que , apesar dos avanços, a parcela de energia “não-carbono” na oferta total de energia primária ainda é inferior a 5%, para 69 deles. Além disso, outro dado requer atenção: em 31 países, mais de 50 por cento da população continua a usar combustíveis sólidos para cozinhar. A mudança para uma nova arquitetura de energia, com objetivo de garantir a sustentabilidade, implicará em compromisso e escolhas difíceis para a sociedade e isso irá variar de acordo com o estágio de desenvolvimento e a dotação de recursos de cada localidade. [www.accenture.com/us-en/Pages/insight-new-energy-architecture.aspx].

A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, com mais de 246 mil profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países. Combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a Accenture colabora com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de performance. A companhia teve receitas líquidas de U$25,5 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2011.[ www.accenture.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: