Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2012 - 07:33

Celtins leva energia para mais 115 famílias rurais


Vice presidente da Celtins Alankardek Moreira com D. Anaíde Macedo usando o triturador de grãos.

Mais 115 famílias da zona rural de Pium, a 150 km de Palmas, já podem trocar a lamparina pela lâmpada com a chegada da energia elétrica no assentamento Macaúba. Mas o benefício não é só a iluminação. A principal mudança que a eletricidade traz para os produtores rurais do local é a possibilidade de geração de renda com o beneficiamento da produção pecuária (leite, carne, ovos, etc...) e agrícola (mandioca, milho e outros). A instalação da energia no Assentamento foi feita pela Celtins através do Programa de Eletrificação Rural Luz Para Todos, do Governo Federal.

“A gente “pizava” o milho no pilão para dar pras galinhas e era muito difícil e demorado. Agora, com o triturador é tudo mais fácil”, comemora Izaurina Lima ao lado do marido Pompeu Mendes Coelho, animados com as possibilidades de melhorar a renda da família e ter uma vida com mais conforto. “Estamos até pensado em começar uma criação de galinhas pra gente vender”, completa Seu Pompeu.

Em todas as casas as crianças de férias se divertem com a televisão que apresenta a programação nacional trazida pela antena parabólica. A carne que antes tinha que ser salgada para não “perder” agora vai direto pro freezer e pode ser consumida durante muitos dias. Dona Anaíde e Seu Raimundo Nonato projetam um futuro bem melhor com o aumento da produção de polpas de frutas. Os 120 pés de mangaba não demoram a produzir frutos e os pés de murici nativos e abundantes no asssentamento estão na mira do casal que pretende diversificar e aumentar a venda.

Com a energia elétrica os assentados programam um futuro melhor para toda a comunidade com recursos do PRONAF – Programa Nacional de Agricultura Familiar do Governo Federal que oferece financiamento para a produção agrícola. Eles já estão se organizando para buscar os recursos e já pensam nos detalhes: “Vou pagar até antes de vencer as prestações”, garante seu Gervásio de Jesus, morador da região há mais de 30 anos e conhecido de todos por Zé Pequeno e pela caprichada plantação de bananas e mandioca que mantém em seu lote.

“Esperamos que a energia elétrica seja um motivo de crescimento para a região e sirva para melhorar a vida de todos vocês”, orientou o vice presidente executivo da Celtins Alankardek Moreira na cerimônia de entrega da energia elétrica para os moradores do Assentamento Macaúba.

Orientações aos novos consumidrores - Na cerimônia de entrega da energia no Assentamento Macaúba uma equipe da Celtins orientou os novos consumidores sobre como usar a eletricidade de maneira segura e sem desperdício, além de responder às dúvidas sobre as formas de contato com a concessionária, recebimento e pagamento da conta e outros assuntos relacionados ao novo benefício que foi entregue àquela comunidade. [www.celtins.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: