Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2012 - 09:06

CAIXA assina acordo sustentável com Governo Alemão

Parceria vai incentivar ações com foco na Eficiência Energética, Energias Renováveis e Mudanças Climáticas.

A Caixa Econômica Federal assinou, no dia 21 de junho (quinta-feira), um Memorando de Entendimento com a agência alemã Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), que visa intensificar e ampliar a parceria técnica entre a CAIXA e a GIZ, dentro do marco da cooperação bilateral dos governos brasileiro e alemão na realização de atividades de interesse mútuo, quanto a Eficiência Energética, Energias Renováveis e Mudanças Climáticas. O documento foi assinado pelos presidentes da CAIXA, Jorge Hereda, e da GIZ, Kurt Bernd Eisenblätter, no estande da CAIXA no Parque dos Atletas.

O acordo permitirá o alinhamento de atividades comuns com estratégias e programas nacionais de eficiência energética, com incentivos financeiros e linhas de financiamento específicas, englobando setores públicos e privados, industrial, comercial ou de prestação de serviços, e de habitação. O memorando abrange diversas fontes de energias renováveis, como a fotovoltaica, solar térmica, eólica e a geração de energia baseada no aproveitamento de biomassa e de resíduos.

A parceria entre a CAIXA e a GIZ também se dará dentro do Plano Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), incluindo as áreas do Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE) e o Fundo Clima, cujos objetivos são diminuir as emissões de gases de efeito estufa e adaptar a sociedade aos impactos decorrentes das mudanças climáticas.

A partir da assinatura, a CAIXA realizará um estudo sobre eficiência energética, em parceria com o banco de desenvolvimento alemão KfW Bankengruppe. A pesquisa identificará e qualificará este mercado no Brasil, fornecendo diagnóstico e características, com análise da demanda e oferta de financiamentos para eficiência energética. O estudo irá subsidiar a criação de linha de crédito da CAIXA direcionada para a eficiência energética.

O memorando é mais um resultado da cooperação entre os dois países. O Brasil é parceiro estratégico da Alemanha, com um histórico de acordos assinados que visam o crescimento tecnológico e desenvolvimento sustentável. A atuação conjunta mais recente se deu no Programa Energia Brasil-Alemanha, por intermédio do apoio da GIZ no desenvolvimento e implantação de Sistemas de Aquecimento Solar em empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), na cidade do Rio de Janeiro. A cooperação entre a Alemanha e o Brasil existe a mais de 45 anos, com base nos objetivos, estratégias e interesses comuns.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: