Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2012 - 12:11

Banco Rural: tecnologia a favor do middle market

O Banco Rural, especializado na oferta de crédito para as pequenas e médias empresas, desenhou um projeto inovador que está revolucionando a área de tecnologia da instituição. “Percebemos que o segmento de middle market, nosso core business, demandava soluções que agilizassem o processo de concessão de crédito e, ao mesmo tempo, viabilizassem o atendimento no melhor local para o cliente”, explica Marcelo Farinha, diretor do Rural.

Iniciado em 2009, o projeto tem duração prevista de seis anos e avança no mundo digital por meio de uma série de soluções modernas direcionadas à mobilidade e à conectividade. Abrange sistemas que promovem uma maior integração entre a instituição, seu profissional e o cliente, de forma extremamente segura e ágil, tendo como suporte dois data centers de última geração interligados por fibra ótica, 100% on-line, com capacidade para quadruplicar o número de operações diárias.

Entre os principais projetos, o Rural desenvolveu, com o apoio da Software AG, uma solução customizada para Desenho, Governança, Automação, Monitoração e Otimização dos processos de negócio. O projeto é o único nesse formato no mundo. O pacote de ferramentas permitirá uma visão muito mais crítica e detalhada da empresa. Com a implementação do sistema, de ponta a ponta, o Rural apresentará suas operações em formato de processo, de forma transparente e organizada, minimizando o tempo de execução. A solução é baseada nas tecnologias ARIS (instrumento para gestão de processos do ponto de vista do negócio), webMethods (que automatiza a monitoração dos processos em sistemas de TI) e Centrasite (que mantém todos os ativos da Instituição organizados).

Já o Portal Rural 2.0, de uso interno, permitiu a integração total de todos os sistemas já existentes - legados, novos ou de terceiros - em um único portal corporativo, independentemente do tipo de interface. Isto significa que o usuário pode navegar tanto em ambiente web (intranet) como em um sistema com interface de caractere, característico dos mainframes IBM. Um aspecto importante, é que as regras de negócio executam no mainframe, que também hospeda as bases de dados, o que representa segurança, confiabilidade e disponibilidade, mas sem a restrição de uma interface de caractere, uma vez que esta é desenvolvida dentro do padrão web. A tecnologia utilizada foi o “Natural for Ajax”, da Software AG, e tornou-se padrão de desenvolvimento.

O Rural também unificou seus oito portais corporativos. O desafio era gerir o conteúdo de todos os oito portais das empresas do Grupo a partir de uma única plataforma tecnológica, de forma dinâmica, simples e sem, necessariamente, ter que contar com profissionais de comunicação com grande conhecimento tecnológico. A solução foi adquirir o WebSphere Portal, para integração de sistemas, e o Web Content Management, para publicação de conteúdos, ambos da IBM. O projeto foi desenvolvido pela eWave, que desenhou o escopo, projetou e implantou a solução.

Com o objetivo de agilizar o processo de concessão de crédito, o Rural desenvolveu o Ficha Cadastral, a primeira solução a integrar uma aplicação web com o ambiente mainframe. A solução permite que o cliente preencha seus dados diretamente, sem a necessidade de intervenção do gerente da conta e em qualquer horário. O processo, 100% on-line, proporciona a interação do cliente, por meio de login e senha únicos, com os sistemas corporativos do Banco, o que garante o máximo de rapidez e, especialmente, total confiabilidade quanto às informações imputadas. O sistema foi desenvolvido pelo Rural com o “Natural for Ajax”, da Software AG. O projeto envolveu as áreas de Processos, Compliance, Risco, Crédito e de Tecnologia de Informação do Banco.

Os primeiros resultados reforçam que o projeto esta no caminho certo: ganho de 17% de desempenho com o seu pioneiro sistema de Ficha Cadastral (primeiro projeto desenvolvido em Natural Ajax); portal corporativo capaz de integrar, em uma única aplicação web, sistemas desenvolvidos em qualquer tipo de interface – inclusive caracter; estabilidade e segurança da plataforma mainframe nas camadas e processamento e dados das aplicações; arquitetura orientada a serviços - SOA; integração completa com suítes de produtos para desenho e automação de processos, desenvolvimento de sistemas e governança corporativa através de Aris, WebMethods e Centra Site; e mais agilidade e eficiência no atendimento das demandas internas (time-to-market).

O Banco Rural, durante seus 48 anos de história, sempre apoiou o desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Sua capacidade de entender o potencial de negócio de seus clientes, ofertando crédito com agilidade quando as empresas mais precisam, levou o Banco a se tornar referência neste segmento de mercado. Tudo construído com a garantia de rentabilidade aos acionistas e aos investidores, o que assegura consistência, dinamismo e longevidade à sua atuação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira