Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2007 - 10:37

Fórum discute relacionamento comercial entre Brasil-EUA

Vinte CEOs de grandes companhias dos dois países se reúnem com ministros brasileiros e norte-americanos em Brasília.

A primeira reunião do Fórum de Altos Executivos de Empresas Brasil-Estados Unidos (Brazil-US CEOs Forum) acontecerá em Brasília no dia 11 de outubro. A decisão de criar o grupo foi tomada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George Bush durante encontro em março de 2007, em Camp David, nos Estados Unidos. O objetivo é promover um maior engajamento do setor privado no esforço conjunto dos dois países para fortalecer os laços econômicos e sociais. Os empresários participantes do Fórum são presidentes de companhias que têm demonstrado um forte interesse no comércio Brasil-Estados Unidos.

Durante a manhã, os vinte CEOs integrantes do Fórum (dez de cada país) se reunirão para discutir propostas de aprimoramento do intercâmbio comercial. Após a reunião, as sugestões serão apresentadas aos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e da Casa Civil, Dilma Roussef, e a seus equivalentes do lado norte-americano: o Secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutierrez e o Assessor do Presidente para Política Econômica, Allan Hubbard.

Do lado brasileiro participarão os empresários Josué Gomes da Silva, da Coteminas (coordenador); José Roberto Ermírio de Moraes, da Votorantim; Carlos Alberto Vieira, do Banco Safra; Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau; José Luís Cutrale, da Sucocítrico Cutrale;; Luiz Roberto Nascimento, da Camargo Corrêa; Marcelo Bahia Odebrecht, da Construtora Norberto Odebrecht; Marco Antonio Stefanini, da Stefanini IT Solutions; Maurício Botelho, da Embraer e Roger Agnelli, da Companhia Vale do Rio Doce.

Do lado dos Estados Unidos, os participantes são: Tim Solso, da Cummins (coordenador); Alain Belda, da Alcoa; Greg Page, da Cargill; Bill Rhodes, do Citibank; Neville Isdell, da Coca-Cola; Rick Wagoner, da General Motors; David Speer, da Illinois Tool Work; Craig Barret, da Intel; John Faraci, da International Paper e Greg Brown, da Motorola.

O Fórum irá abordar os seguintes temas: promoção do comércio, da indústria e do investimento, melhoria da competitividade por meio da inovação e do empreendedorismo, compartilhamento de soluções para a educação e qualificação da mão de obra, intercâmbio tecnológico em áreas-chave e criação de um ambiente favorável ao movimento rápido e seguro de bens.

Após o encontro, haverá uma coletiva dos coordenadores do Fórum e ministros dos dois países para apresentar os resultados da reunião.

Em reunião preparatória dos coordenadores com o presidente da APEX-Brasil, Alessandro Teixeira, em Washington, no dia 4 de setembro, o empresário Josué Gomes disse que o empresariado brasileiro considera que, num cenário globalizado de elevada competição internacional, os dois países serão mais fortes juntos do que separados. Já o empresário Tim Solso afirmou que a evidente complementaridade das economias dos dois países em inúmeros setores convida à proximidade e integração. | Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira