Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2012 - 11:37

Jamil Abid assume diretoria de Operações da Bioenergy

Ex-superintendente da Agência Nacional de Energia Elétrica é responsável pelos parques eólicos da empresa.

A Bioenergy, uma das empresas pioneiras em energia eólica no Brasil, anuncia que Jamil Abid, ex-superintendente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é o novo diretor de Operações da companhia. O executivo chega com a responsabilidade de supervisionar os parques em funcionamento da empresa no Rio Grande do Norte – Miassaba 2 e Aratuá 1-, bem como os projetos a serem desenvolvidos no Maranhão.

Embora a denominação do cargo possa sinalizar uma atribuição restrita à operação dos dois parques eólicos já implantados, o grande desafio a ser enfrentado será bem mais abrangente. “Vou atuar em diversos outros processos que foram mapeados e que compõem a cadeia de viabilização de um projeto”, explica Abid. “São atividades fundamentais para possibilitar a maturação de projetos que hoje já representam um portfólio de mais de mil megawatts a serem implantados em um curto espaço de tempo”, completa.

Abid é engenheiro eletricista formado pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência – CESE, pela Universidade Federal de Itajubá. Possui MBA em Avaliação das Oportunidades de Negócios de Geração Hidrelétrica: Desafios para Otimização dos Potenciais Hídricos, ministrado pela FIPE e mestrado em Direito Regulatório em Energia Elétrica pela Universidade de Brasília.

Trabalhou nas Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) na área de Planejamento da Expansão de Sistemas Elétricos e na diretoria de Suprimentos, de 1977 a 1983. Posteriormente, trabalhou na Aneel, de 1998 a 2010. Inicialmente, como técnico na superintendência de Potenciais Hidrelétricos – SPH, posteriormente como responsável pela superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração e, também, na superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos.

Bioenergy -A empresa conta com dois parques eólicos em operação: Miassaba 2 e Aratuá 1, ambos no Rio Grande do Norte, que somam 28,6 MW de potência. No portfólio, a Bioenergy possui 180 MW já contratados nos leilões do ambiente regulado (LER 2009, LFA 2010, LER 2011, A-5 2011), 90 MW contratados junto ao mercado livre e 180 MW em fase avançada de contratação. A empresa já comercializou ao longo dos seus 10 anos de existência mais de 600 MW de potência instalada de energia eólica, seja no ambiente de comercialização regulada seja no ambiente de comercialização livre.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: