Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2012 - 09:58

Rio+20 deixa ensinamentos para os próximos eventos que ocorrem no Brasil

Especialista em Turismo da Universidade Anhembi Morumbi indica as melhorias necessárias para que o país atinja níveis de excelência mundiais na infraestrutura para recepção de turistas.

São Paulo – Até o dia 22 de junho (sexta-feira), as atenções do país estão voltadas para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, evento que reúne mais de 100 chefes de Estado de todo o mundo na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, serão retomadas as discussões iniciadas na Eco-92, assim como apresentadas novas propostas e iniciativas, levando em consideração o futuro do planeta e a gestão sustentável de seus recursos naturais.

Segundo a professora Andrea Nakane*, coordenadora do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi, antes mesmo do início da Rio+20, o evento já evidenciava alguns ensinamentos sobre o que não poderá ser feito nos megaeventos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a cobrança de diárias estratosféricas pelas redes hoteleiras. “As comitivas estrangeiras se mobilizaram a tempo de provocar um movimento que fez com que os hotéis voltassem atrás no valor das tarifas. Essa é uma questão que deverá ser prevista na Copa do Mundo e nas Olimpíadas”, analisa.

Pela natureza do evento, a Rio+20 convida à reflexão da necessidade de se realizar os megaeventos de acordo com as premissas dos green meetings, ou eventos sustentáveis, a exemplo de práticas bem sucedidas de países como Austrália e Canadá. “Ainda está longe de sermos percebidos como um destino ideal para abrigar esse tipo de evento, que tem em sua plataforma de desenvolvimento a inclusão de conceitos de sustentabilidade, mas já está na hora de nos espelharmos nas boas práticas e pensar em soluções que possam ser aplicadas por aqui em breve”, reflete a especialista.

A infraestrutura do receptivo nos destinos que sediam os grandes eventos é outro ponto a ser aperfeiçoado no Brasil. “Se pensarmos que somos o sétimo país do mundo a receber mais eventos mundiais, de acordo com o ranking da International Congress and Convention Association (ICCA), o incremento na infraestrutura como a melhoria nos aeroportos e o desenvolvimento de uma melhor sinalização das vias e atrações turísticas é algo urgente, que não pode aguardar pelos megaeventos. O sucesso dessas ações dependerá do esforço de todos, focados no aperfeiçoamento contínuo de procedimentos e estratégias”, conclui a professora.

Andrea Nakane é coordenadora do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi, instituição pela qual possui o título de Mestre em Hospitalidade. Acumula experiência de 20 anos em empresas de grande porte, bem como no desenvolvimento de trabalhos de consultoria voltadas para o trade turístico, com destaques para: Walt Disney Company Brasil, Hotel George V, Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Rio de Janeiro, entre outros. Com diversificada e rica formação acadêmica, iniciada com sua graduação em Comunicação Social, seguida da pós-graduação em Marketing e em Eventos, a professora atuou no mercado hoteleiro, na Rede Le Meridien e Grupo Posadas no Rio de Janeiro e São Paulo e na Gerência de Comunicação da Ripasa (Papel e Celulose.

A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 29 países, com 60 instituições de ensino superior e mais de cem câmpus, totalizando cerca de 700 mil alunos.

São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui oito escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus seis câmpus estão localizados na região da Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú.

A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas válidos no Brasil e em outros países – e o Global Career Center, um portal com milhares de oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.

Rede Laureate Brasil -A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por dez instituições de ensino que possuem mais de 40 câmpus em oito estados brasileiros. Fazem parte da Rede Laureate Brasil as instituições: Universidade Anhembi Morumbi; BSP - Business School São Paulo; Centro Universitário IBMR; ESADE - Escola Superior de Administração, Direito e Economia; Centro Universitário do Norte (Uninorte); Universidade Salvador (Unifacs); Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Universidade Potiguar (UnP); Faculdade dos Guararapes (FG); e Faculdade Unida da Paraíba (UNPB).

Laureate International Universities -Líder global no segmento de Educação, a Laureate International Universities é uma rede internacional de universidades que provê acesso ao ensino superior de qualidade em instituições inovadoras do mundo todo. A Rede Laureate é formada por 60 instituições, que oferecem cursos presenciais e on-line. Cerca de 700 mil estudantes fazem parte da comunidade acadêmica, que está presente em 29 países da América do Norte, América Latina, Europa, África do Norte, Ásia/Pacífico e Oriente Médio.

As instituições da Laureate oferecem centenas de programas de graduação, mestrado e doutorado em áreas como arquitetura, artes, ciências da saúde, design, direito, educação, engenharia, gastronomia, hospitalidade, medicina, negócios e tecnologia da informação. William J. Clinton, 42º presidente dos Estados Unidos, é Chanceler Honorário da Rede Laureate International Universities. Nesse papel, aconselha a rede em temas ligados a responsabilidade social, liderança jovem e aumento do acesso ao ensino superior.[ www.laureate.net.]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: