Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2012 - 09:58

Rio+20: governador Camilo Capiberibe inicia agenda em busca de investimentos

O Amapá quer aproveitar a alta concentração de investidores durante a Rio+20 para buscar recursos de financiamento aos projetos de desenvolvimento sustentável do Estado.

Por isso, o governador Camilo Capiberibe iniciou, no dia 19 de junho (terça-feira), uma agenda em busca de investimentos para o Amapá.

O primeiro compromisso foi no auditório do Parque dos Atletas, onde ele recebe representantes dos governos do Suriname, da Guiana Francesa e do Pará – que compõem, juntamente com o Amapá,a área chamada Escudo das Guianas.

Esta ecorregião é prioritária para a conservação ambiental, porque possui características ímpares em biodiversidade e é uma das mais intactas no mundo. O encontro tratará sobre iniciativas locais para o desenvolvimento humano e conservação do Escudo.

Agências de financiamento -O Fundo Francês para o Meio Ambiente, o KFW (Fundo de Cooperação Alemão) e o Fundo Vale (da Companhia Vale do Rio Doce), estarão apresentando opções para investimentosna região com o objetivo de fomentar o debate e sintonizar os olhares de desenvolvimento dos chefes de Estado para o Escudo das Guianas.

Também será discutida a utilização da floresta na redução da pobreza, inclusão social e no desenvolvimento de uma economia florestal para a região.

Ao final das apresentações, o governador Capiberibe e representantes do Pará e dos estados estrangeiros, juntamente com a ONG Conservação Internacional e o Fundo Vale, assinarão um memorando de entendimentos chamado “Iniciativa Amapá”, que visa uniresforços para desenvolver um projeto de desenvolvimento sustentável focado na governança interinstitucional e florestal, apoio ao monitoramento das unidades de conservação e às iniciativas locais para produção sustentável.

“Queremos convergir esforços entre os fundos, as ONGs e o governo para pensar de que forma poderemos gerar oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico da região”, explica o governadorCapiberibe.

Monitoramento -Após o evento, o governador fará uma visita ao pavilhão da Itália – a convite do governo italiano – para discutir sobre monitoramento do desmatamento na Amazônia. Capiberibepretende apresentar as iniciativas do governo do Estado para trabalhar o controle da devastação florestal.

Força-tarefa -À noite o governador participou do encontro da força-tarefa dos governadores pelo clima e florestas (CGF). O evento ocorre no Hotel Tulipe, em Copacabana. A reunião é pauta para governadores brasileiros e de outros países considerados potências em recursos florestais. O objetivo é convergir esforços para criação de uma política mundial de clima, que favoreça as floretas tropicais.

Crédito de Carbono- Para fechar a agenda do dia, o governador assinou um Termo de Cooperação Técnica com a investidora Permian Global – Fundo de Investimento Inglês, que atua no mercado de crédito de carbono e apoia iniciativas associadas com a conservação da biodiversidade. O governo do Estado pretende desenvolver, em conjunto com a Permian, projetos que proporcionem a geração de oportunidades para as comunidades abrangidas na área da Floresta Estadual do Amapá (Flota) – do qual fazem parte dez municípios do Amapá.

Os benefícios a essas comunidades vão desde a valoração do conhecimento tradicional, passando pela educação ambiental, até a construção de unidades de saúde e estrutura urbana projetada. O acordo prevê ainda a aplicação de um projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd) – que é de onde sairá a quantificação, em toneladas por hectare, de carbono, o que tornará a parceria apta a vender os chamados créditos de carbono, gerando lucros tanto para a investidora quanto para o Estado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: