Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2012 - 10:17

O futuro do plástico.... E para onde os líderes estão caminhando

Mais de um bilhão de pessoas no mundo dependem de peixe para obter sua principal fonte de proteína. Infelizmente, o nosso oceano é poluído por plástico e a maioria dos animais anfíbios considera este plástico como alimento. O plástico colorido e brilhante se assemelha à comida para animais marinhos e aves. Este problema é tão grave que 10% dos peixes examinados a uma profundidade de 700m no Giro do Pacífico Norte tinham plástico em seus estômagos. Estima-se que as populações desses peixes pequenos comam entre 12.000 e 24.000 toneladas de plástico por ano.

O problema é que cerca de 80% do plástico no oceano vem da terra. A sua característica não biodegradável faz com que quase todas as peças produzidas permaneçam na natureza, sem falar que aproximadamente 85% do plástico usado a cada ano não é reciclado.

Esta é a primeira vez que este tema será debatido em um importante evento internacional sobre meio ambiente. Especialistas mundiais estarão reunidos numa discussão de alto nível e de forma totalmente nova.

Os debates ocorrerão durante o Plasticity Rio’12 – único evento sobre plásticos a constar da agenda da ONU durante a Rio+20 - que acontecerá paralelamente à Conferência, no dia 21 de junho (quinta-feira), no Complexo Victoria do Jockey Club Brasileiro.

“Com a produção mundial de plástico crescendo mais de 8% por ano pelos últimos 20 anos, a gestão mundial de resíduos e a infraestrutura de reciclagem tentando manter o ritmo, o Plasticity ’12 é um evento crítico que vem em um importante momento”, afirma Doug Woodring, fundador do Ocean Recovery Alliance. “Nós acreditamos que é vital reavaliar de onde o plástico vem, e para onde vai quando nós os jogamos fora. É por isso que estamos interessados em ter uma discussão real sobre bioplásticos, dando atenção às oportunidades, obstáculos, e o progresso, todos debatidos detalhadamente no fórum”.

O Plasticity Rio’12 terá como foco as novas tecnologias, inovações, soluções e oportunidades que as empresas produtoras poderão explorar. Vai demonstrar que as empresas podem sustentar seus negócios através de formas inovadoras na reutilização de plástico, com a geração de impacto positivo no meio ambiente e nos oceanos.

Entre os colaboradores do Plasticity Rio’12 estão a Fundação Clinton, o PNUMA, o Earthwatch, o NRDC, o Google, a Missão Azul/Google Ocean, ao lado de inovadores e empreendedores. Estas organizações estão liderando o caminho para um mundo onde os plásticos não acabam como lixo no meio ambiente. Em vez disso, garantem que se tornem valiosos recursos para serem reciclados e reutilizados como novos produtos.

Isso já vem acontecendo em nível comunitário. Jovens recolhem canudos de plástico no Rio Jacarta, na Indonésia, porque eles têm valor e há um mercado disposto a pagar. No entanto, o resto do material descartado no rio também tem muito valor. Mas, enquanto a tecnologia, os sistemas e processos corretos não forem implementados, o plástico permanecerá nos rios e canais, chegando aos oceanos e até mesmo aos alimentos.

A boa notícia é que em todo o mundo começam a surgir exemplos de formas inovadoras e poderosas de extração de valor do plástico usado. Um exemplo, em nível corporativo, é o projeto recém lançado pela Electrolux, chamado “Aspirador do Mar” (Vac From The Sea).

A Electrolux está buscando o apoio de pessoas em países banhados pelo mar, ao redor do mundo, para a coleta de resíduos de plástico. O mesmo plástico que será usado na fabricação da nova linha de aspiradores de pó.

Este é apenas um dos muitos exemplos de ideias inovadoras que serão apresentadas e discutidas no Plasticity Rio’12. O evento contribuirá para informar nossa comunidade global sobre as oportunidades e tecnologias existentes para enfrentar o desafio do plástico. O próximo passo é a divulgação dessas ideias em escala mundial.

[Dia 21 de junho (quinta-feira), das 9h às 18h,no Complexo Victoria - Jockey Club - Rua Mário Ribeiro, 410 - Rio de Janeiro.Inscrições no site www.plasticityforum.com ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: