Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2012 - 12:21

Rio+20: Ubrabio lança Plataforma Brasileira do Bioquerosene


Juan Diego Ferrés, presidente da Ubrabio

Combustível renovável pode reduzir em até 80% as emissões de gases estufa na aviação.

Rio de Janeiro– A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) lança no dia 19 de junho (terça-feira), no Rio de Janeiro, dentro da Agenda da Rio+20, a Plataforma Brasileira do Bioquerosene (PBB), propondo a discussão de uma política de incentivo ao uso desse biocombustível na aviação.

A iniciativa da Ubrabio e demais organizações que assinam o Manifesto Global de Bioquerosene de Aviação marca também o lançamento do programa “Voando Verde, Dirigindo Verde” (Flying Green, Riding Green), que visa promover o uso desse biocombustível nos voos comerciais para a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016), que se realizarão no Brasil. Tendo como base os números apurados nos eventos anteriores, estima-se que entre 3 e 3,5 milhões de toneladas de CO2 podem ser geradas pela aviação nos dois eventos no Brasil.

De acordo com o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, em comparação a outros combustíveis fósseis, o uso de bioquerosene pode reduzir em até 80% as emissões de gases efeito estufa. “Uma das metas da International Air Transport Association (IATA) até 2050 é cortar pela metade a emissão de CO2, que atualmente é de 650 milhões de toneladas de dióxido de carbono, por ano.” Esse corte representaria uma diminuição de 2% das emissões globais de CO2.

O dirigente da Ubrabio destaca que o Brasil tem um papel importante na consolidação dessa energia renovável: “O bioquerosene é uma realidade. Não existe mais nenhum entrave tecnológico e nem social, uma vez que há oleaginosas que não concorrem com a produção de alimentos”, observa. “Com a potencialidade e a diversidade brasileiras aliadas à tecnologia de produção do biodiesel, empresas já estão interessadas nesse mercado. O que precisamos é de políticas públicas que garantam a consolidação desse setor”, frisa Ferrés, lembrando que há uma enorme demanda da aviação comercial por alternativas que mitiguem as emissões de gases efeito estufa.

O lançamento da Plataforma Brasileira do Bioquerosene (PBB) será feito no Aeroporto Santos Dumont, com a chegada do primeiro voo da Gol – Linhas Aéreas Inteligentes, abastecido com bioquerosene, que vai sair de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro com autoridades brasileiras e internacionais do setor de aviação, empresários e dirigentes da Ubrabio.

A iniciativa tem a parceria da Boeing, Petrobras Distribuidora (BR Aviation), AirBP (unidade de distribuição de combustíveis para aviação da BP), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Curcas (empresa especializada no desenvolvimento de projetos de energia renovável).

Perfil da Ubrabio - Criada em 2007, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) congrega as empresas que integram a cadeia de produção e comercialização do biodiesel e bioquerosene no Brasil. Sediada em Brasília, a entidade contribui para o aprimoramento de políticas e estratégias relacionadas ao Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB). Entre os associados destacam-se os produtores de biodiesel e insumos, fornecedores de equipamentos e as empresas de tecnologia e serviços ligados ao setor. A Ubrabio trabalha pelo desenvolvimento de novas cadeias produtivas de matérias-primas, assim como pelo fortalecimento da agricultura familiar. A entidade promove e participa de eventos e fóruns de discussão sobre biocombustíveis, buscando disseminar e incentivar o uso de biocombustíveis. Além do fomento a pesquisa e desenvolvimento do setor de combustíveis verdes, a Ubrabio busca soluções ambientalmente sustentáveis para a matriz energética brasileira. [ www.ubrabio.com.br] |.Aline Rodrigues.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira