Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2012 - 12:21

Usinas de etanol recebem Selo do Compromisso Nacional


As coligadas da Petrobras Biocombustível – Guarani (SP), Nova Fronteira (GO) e Total (MG) – receberam, no dia 14 de junho (quinta-feira), em cerimônia com a presidenta Dilma Rousseff, o selo “Empresa Compromissada”, concedido a usinas sucroenergéticas cumpridoras do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar. As unidades signatárias do compromisso foram submetidas a um processo de fiscalização que reconheceu as empresas que realizaram ações positivas em prol do trabalhador da cana-de-açúcar.

Em seu discurso, a presidenta Dilma Roussef falou sobre a importância do etanol brasileiro: “Do ponto de vista do uso de combustíveis renováveis, não há ninguém que dispute com o etanol brasileiro. Não só na área da produção da cana, como também na transformação." A presidenta lembrou que, na quarta-feira [13/06], ao chegar ao Rio de Janeiro para discursar na Rio+20, conheceu o carro movido a etanol de segunda geração. Trata-se de um experimento da Petrobras que extrai combustível a partir do bagaço da cana e que seria, portanto, mais ecológico. O exemplo mostra o potencial do país na área do biocombustível.

A Usina Bambuí (MG), da Total, que tem participação da Petrobras Biocombustível, foi auditada e certificada. Paulo Soares, engenheiro da Petrobras e diretor-presidente da Total Agroindústria Canavieira, recebeu o prêmio das mãos da presidente Dilma Rousseff. Segundo Soares, a certificação representa uma importante conquista, uma vez que ainda estão na terceira safra. “Receber o Selo Compromisso Nacional é a prova concreta da importância da entrada da Petrobras Biocombustível no setor sucroenergético nacional”, afirmou. Ainda de acordo com o diretor-presidente da Total, o apoio recebido da Petrobras Biocombustível foi fundamental para que a usina obtivesse a certificação.

Para o economista da Petrobras e diretor financeiro e administrativo da Nova Fronteira, proprietária da Usina Boa Vista (GO), Pedro Romano Junior, a premiação é o resultado do trabalho de melhorias das condições do trabalhador agrícola. “A certificação do Compromisso Nacional gera um ambiente de melhoria e percepção por parte da força de trabalho de que o empregador tem preocupação com eles”, disse Romano Junior.

Pela Guarani, em São Paulo, as usinas Andrade, São José e Vertente também receberam o selo. “Ter todas as coligadas da Petrobras Biocombustível reconhecidas com essa certificação reafirma o acerto da companhia na escolha das suas parcerias e o seu comprometimento em ofertar ao mercado biocombustíveis sustentáveis: com rentabilidade econômica, respeito ao ambiente e aos direitos dos trabalhadores”, destacou o diretor de Etanol da Petrobras Biocombustível, Ricardo Castello Branco.

Compromisso Nacional -Desenvolvido e lançado em 2009, o Compromisso Nacional é um acordo tripartite envolvendo empresários do setor sucroenergético, trabalhadores e Governo Federal.

O compromisso identifica práticas trabalhistas já adotadas por empresas do setor que vão além dos padrões determinados por lei e as torna obrigatórias para as empresas signatárias. O objetivo é disseminar a adoção dessas práticas, contribuindo para o aprimoramento contínuo dos padrões trabalhistas do setor sucroenergético.

A entrega dos selos ocorre após um intenso trabalho de auditoria realizado pelas empresas Audilink Auditores, Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes e Ernst & Young Terco Auditores Independentes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira