Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2012 - 09:31

Hotelaria Sustentável na Rio+20: Associação Roteiros de Charme apresenta sua experiência pioneira na área

A Associação de Hotéis Roteiros de Charme - que nasceu há 20 anos, inspirada nas metas da ECO 92 – foi convidada pela Organização Mundial do Turismo para participar da Rio+20. O presidente da associação, Helenio Waddington, vai apresentar a palestra Turismo na Prática – Soluções Inovadoras para um turismo sustentável, no dia 19 de junho (terça-feira), no fórum de debates Green Innovation in Tourism, promovido pela Organização Mundial do Turismo e pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A associação Roteiros de Charme teve uma iniciativa pioneira no Brasil no que se refere à hotelaria sustentável ao criar uma cartilha de boas práticas ambientais, reconhecida como sustentável pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e se tornou referência internacional da iniciativa privada em proteção ao meio ambiente. A cartilha deve ser adotada e implementada pelos 55 hotéis associados.

- Em nossa palestra, vamos falar do trabalho da associação, que ao longo desses 20 anos procurou formas inovadoras de oferecer hospedagens de qualidade que evitassem ao máximo os impactos ambientais e que trouxessem, ao mesmo tempo, algum tipo de benefício para as comunidades existentes nos destinos onde se encontram - detalha Helenio Waddington.

Nos debates do fórum Green Innovation in Tourism serão apresentadas as inovações verdes no turismo desde a ECO 92 e as perspectivas para os próximos anos. Durante a conferência, Waddington vai lançar o ‘Menu Sustentável Roteiros de Charme’ e a ‘Roteiros de Charme + 30”.

.O projeto do menu sustentável é um trabalho de identificar os produtores de cada região onde os hotéis estão localizados e incentivá-los a serem mais comprometidos com a qualidade e com o meio ambiente – diz Helenio.

Já a ‘Roteiros de Charme + 30’ enumera as metas da associação para a próxima década: . A Roteiros de Charme+30 tem como metas aumentar sua participação no desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil e no Mercosul, tendo como principal desafio manter-se fiel aos princípios que nortearam sua fundação. A Associação buscará estar presente em mais 30 destinos turísticos e desenvolver mais parcerias inovadoras nacionais e internacionais na esfera pública e privada - diz Helenio.

Desde que foi fundada, a Roteiros de Charme tem contribuído para a redução de pressões e impactos ambientais. A diretrizes do Código de Ética e Conduta Ambiental criado pela associação envolvem, entre outros, preocupações com conservação de energia, água, tratamento de esgoto, preservação de áreas de importância ambiental, reutilização e reciclagem, redução da poluição sonora e atmosférica, controle no uso de substâncias tóxicas e adversas, eliminação de desmatamento e envolvimento dos fornecedores e prestadores de serviço com as políticas do código.

A história da Associação Roteiros de Charme desde a Eco 92 -A associação Roteiros de Charme foi criada em 1992 sob inspiração da Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO 92. Cinco empresários independentes se reuniram e fundaram uma associação sem fins lucrativos que tinha como missão praticar uma hotelaria de qualidade de forma sustentável. Em 1998, a associação elaborou uma cartilha de boas práticas ambientais e procurou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O projeto, pioneiro em atividades turísticas, foi reconhecido como sustentável pelo órgão e se tornou referência internacional da iniciativa privada em proteção ao meio ambiente. Hoje, a associação integra a Organização Mundial do Turismo, sediada em Madrid. O presidente e um dos fundadores da Roteiros de Charme, Helenio Waddington, é ainda o único representante brasileiro na Aliança Global para o Turismo Sustentável, um projeto da ONU com o governo francês para promover práticas ecológicas em hotéis do mundo inteiro. A Roteiros de Charme conta com 55 hotéis associados em 47 destinos turísticos no Brasil.

.[Rio + 20 – Green Innovation in Tourism ,no dia 19 de junho (terça-feira), das 14h às 18h,no Senac – Avenida Ayrton Senna, 5.555 – Barra da Tijuca].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira