Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2012 - 09:42

Durante a Rio+20, Vik Muniz terá parceria do público em sua próxima obra

Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o lixo ganhará destaque não apenas como assunto nas discussões entre os representantes dos quase 200 países participantes, mas será objeto de um grandioso evento realizado no Aterro do Flamengo. A convite do Globo, do Ministério do Meio Ambiente e da Coca-Cola, realizadores deste inédito Projeto Paisagem, o artista plástico Vik Muniz criará, entre 15 e 22 de junho, uma obra de arte inspirada em uma das imagens mais emblemáticas do Rio de Janeiro — a Baía de Guanabara —, a partir de lixo reciclável doado pelo público. O evento ocupará uma tenda de 1.200m² no terreno localizado entre o Aeroporto Santos Dumont e o Museu de Arte Moderna.

“Vik Muniz chamou a atenção do mundo ao transformar lixo em arte no trabalho desenvolvido com os catadores do aterro sanitário de Gramacho, que agora fecha suas portas. Pela relevância de sua obra e os questionamentos que ela nos traz, o nome do artista é uma escolha natural”, explica a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira.

Para a diretora executiva do Globo, Sandra Sanches, o maior objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida no Rio: "O Globo tem um compromisso histórico com a cidade e transformar lixo em arte é uma maneira de mostrar que cada um pode fazer a sua parte para manter a praia e a cidade limpas, contribuindo para a preservação do meio ambiente e de espécies ameaçadas", afirma.

Com uma área de 30x40m e 10 metros de altura, o espaço será uma reprodução do galpão de Parada de Lucas, onde Vik criou boa parte das obras que o consagraram mundialmente. Entre 11h e 17h, o público que levar seu lixo poderá ajudar a produzir a obra, posicionando o objeto doado diretamente no ponto indicado por orientadores. Quem quiser apenas acompanhar a criação da obra, uma passarela será colocada a quatro metros do chão para observação. Serão aceitos para a doação garrafas pet e latas de alumínio — já limpos e sem traços de matéria orgânica. A obra será concluída até o dia 22 de junho.

Responsável pelo gerenciamento do lixo reciclável durante a Rio+20, o Instituto Doe seu Lixo será outro parceiro do projeto, ao contribuir com parte do material reciclável. O evento tem produção e organização assinadas pela Cardápio de Ideias.

Vik Muniz é mundialmente reconhecido por utilizar alimentos e lixo reciclado em suas obras de arte. O artista paulista fez três réplicas do renascentista Leonardo da Vinci: duas da Mona Lisa, uma a partir do uso de geleia e outra construída a partir de pasta de amendoim; e uma da Última Ceia, com açúcar, fios, arame e xarope de chocolate. Com outros alimentos, criou releituras de Monet e um quadro do fundador da psicanálise Sigmund Freud, dentre outros.

Suas obras já foram expostas no mundo todo, passando pelo Canadá, Estados Unidos e Austrália. Muniz também publicou um livro, "Reflex - A Vik Muniz Primer" (2005: Aperture Foundation, Nova York), que contém uma compilação do seu trabalho e seus comentários.

E não basta ser premiado por sua arte, o trabalho de Vik Muniz com catadores de lixo em Duque de Caxias virou documentário nas grandes telas. O "Lixo Extraordinário" foi premiado no Festival de Sundance e no Festival de Berlim em duas categorias, o da Anistia Internacional e o público na mostra Panorama.

.[Projeto Paisagem, Vik Muniz| Realização: O Globo, Ministério do Meio Ambiente e Coca-Cola| Produção e organização: Cardápio de Idéias Comunicação e Eventos, de 15 a 22 de junho, visitação: de 11h às 17h,no terreno entre o Museu de Arte Moderna – MAM/RJ e o Aeroporto Santos Dumont, cercado pelas ruas Jardel Jerculis e Alte. Silvio de Noronha e Santos Dumont. Classificação etária: livre].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: