Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2012 - 09:42

Programas do GDF na Rio+20

No programa semanal de rádio Conversa com o governador do dia 12 de junho (terça-feira), Agnelo Queiroz detalhou o programa Brasília, Cidade Parque e outras ações de preservação ambiental do GDF que serão apresentadas na Rio+20.

Brasília– Na edição de hoje do programa Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou o programa Brasília, Cidade Parque que, entre outras iniciativas de preservação ambiental do Distrito Federal, será apresentado no estande do GDF na Rio+20, no Rio de Janeiro. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho.

Sobre o Brasília, Cidade Parque, o governador destacou o objetivo do programa, que é revitalizar e ativar 68 parques e mais 22 unidades de preservação ambiental até 2014. “Queremos recuperar a concepção de Lucio Costa, o grande urbanista que planejou Brasília. E a ideia era justamente essa: implantar parques e unidades de conservação. Estamos resgatando esse sonho e decidimos agir em parceria com instituições públicas e privadas”, explicou.

Para modernizar e restaurar parques tradicionais como do Guará, o de Sobradinho e o Olhos D’Agua na Asa Norte, o GDF realiza parcerias com a iniciativa privada. São utilizados mecanismos como os de compensações ambiental e florestal.

No bate-papo com o jornalista Carlos Campbell, o governador Agnelo Queiroz apontou a construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha como um projeto sustentável que utiliza tecnologia verde. Ele lembrou que o local será uma arena moderna, com capacidade para 70 mil lugares. “Brasília deverá ser o único estádio no mundo com a certificação Leed Platinum, que comprova que uma construção foi feita com todos os rigores da sustentabilidade”, disse.

Sistemas ecológicos, como o de iluminação, ventilação, energia solar, reutilização de materiais recicláveis e ar condicionado inteligente, são utilizados na obra.

O investimento de R$ 33 milhões na construção de 86 Km de ciclovias no Plano Piloto, Gama, Guará, Paranoá, Ceilândia e no campus da Universidade de Brasília (UnB) foi outro assunto ressaltado pelo governador. A meta do GDF é oferecer 600 quilômetros de ciclovias à população do Distrito Federal até 2014.

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente. [www.agenciabrasilia.df.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: