Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2012 - 08:43

Revisão no veículo garante feriado com segurança

Especialistas do CarClub Firestone dão dicas para quem vai pegar a estrada.

Santo André, São Paulo – Durante todo o feriado, as estradas de Norte a Sul ficam movimentadas. Todos querem aproveitar o feriadão para descansar. E para garantir uma viagem sem imprevistos, é importante realizar a revisão de itens básicos do seu carro. A equipe de especialistas da oficina CarClub Firestone dá algumas dicas de itens que não podem ser esquecidos.

Freios -O sistema de freios proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura sob as mais diversas condições de tráfego. A orientação é verificar o nível de fluído de freio e, se houver necessidade, deve ser trocado. A troca deve ocorrer a cada 10.000 km ou 12 meses. Se notar que ao pisar no freio há algum barulho ou perceber perda de sua eficiência, o recomendável é fazer uma avaliação mais detalhada, pois pode ser o momento de trocar as pastilhas de freio ou dos discos. e perde sua função. Seu potencial de lubrificação e sua capacidade de suportar altas temperaturas são reduzidos. Por isso, é necessário substituí-lo. Normalmente, em toda troca de óleo, é fixado no para-brisa um adesivo que indica a quilometragem da próxima substituição.

Também é importante ficar atento ao nível do óleo do motor, que deve ser verificado preferencialmente pela manhã ou quando o carro ainda não foi ligado nenhuma vez. Caso o nível esteja abaixo do recomendado pela montadora, não adicione óleo para alcançar o nível máximo, pois a mistura do óleo novo com o usado pode causar prejuízos ao motor. Neste caso, a equipe do CarClub Firestone sugere a troca de todo o óleo do motor.

Filtro de ar -A função do filtro de ar é impedir que entre pó no motor do carro. O pó se acumula com o tempo e impede o fluxo normal do ar, causando perda da potência do motor e aumento do consumo de combustível. Verifique o estado do filtro de ar, caso haja acúmulo de sujeira, é hora de trocar.

Pneus -Os pneus são o elo entre o veículo e o solo e muito da estabilidade e segurança do veículo vem deles. Por isso confira sempre a pressão dos pneus, o ideal é que se faça semanalmente. Andar com a pressão abaixo ou acima da especificada no manual do proprietário compromete o desempenho do veículo e causa danos aos pneus. A pressão acima do recomendado pode causar instabilidade do veículo, menor resistência a impactos e desgaste prematuro ou irregular do pneu. No caso da pressão abaixo do recomendado, aumento do consumo de combustível e maior fadiga da estrutura do pneu. Vale lembrar que o estepe também deve ser calibrado.

Observe o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Este indicador fica nos sulcos do pneu e demonstra o limite de profundidade permitido por lei, que é de 1,6mm. Se tiver atingido o limite, substitua os pneus.

Bateria -A bateria é o mais importante item na hora de ligar o carro. Se ela não estiver em sua carga plena, o carro não pegará e os acessórios também não funcionarão (relógio, som e luzes). Confira sua carga e mantenha os terminais e bornes sempre limpos. Não use o som nem outros acessórios com o motor desligado, isso consome a bateria e reduz sua vida útil.

Faróis -Confira se os faróis alto e baixo estão em perfeitas condições e verifique se estão regulados. São imprescindíveis para a sua visibilidade.

Lanternas traseiras -Teste as luzes de freio, setas, pisca-alerta e as lanternas. Estes itens são fundamentais para a sinalização e para a sua segurança e dos demais motoristas.

Palhetas -Por estarem constantemente expostas às condições climáticas, podem rasgar, quebrar ou entortar, prejudicando sua visibilidade em condições de chuva. Confira se estão em perfeitas condições de funcionamento.

Água do Radiador -Verificar periodicamente a água do radiador é muito importante. A falta de água e/ou aditivo pode acarretar em superaquecimento do motor e provocar vários danos. O reservatório tem um marcador que indica seu nível mínimo e máximo de água. O ideal é que a água esteja no nível máximo. A verificação deve ser feita com o motor do carro frio, pois quando o motor está quente pode causar queimaduras.

Itens de segurança -Depois de realizar a revisão do seu veículo, não se esqueça de levar os itens de segurança, afinal imprevistos podem ocorrer: Triângulo de sinalização, macaco para a troca de pneus, chave de roda para a troca de pneus e extintor de incêndio.

Visite uma unidade do CarClub Firestone e faça um check up completo no seu carro antes de pegar a estrada e garanta uma viagem tranquila.

Unidade Saúde: Rua Elisa Silveira, 57 - Bairro Saúde | Unidade Santo André: Av. Dom Pedro II, 2.833 - Bairro Campestre, e funciona de segunda a sexta, 7h30 às 19hrs e sábado das 8h às 15h

Bridgestone -Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior fabricante mundial de pneus e detentora das marcas Bridgestone, Bandag, BTS e Firestone. É a primeira colocada do Ranking Global das Empresas Fabricantes de Pneus do jornal norte-americano Tire Business, com a marca de US$24.425 bilhões de vendas em pneus em 2010. Emprega mais de 139 mil funcionários no mundo e mantém operações em 25 países. No Brasil, produz pneus em suas fábricas de Santo André/SP e de Camaçari/BA, que atingem capacidade de produção de 42 mil pneus/dia. [ www.bridgestone.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira