Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2012 - 08:34

Psicanalista de crianças e adolescentes

O Disque 100 de apoio à criança recebeu entre os dias 21 e 22 de maio (segunda e terça-feira) mais de 285 mil ligações, um aumento de 30% em relação ao mesmo período da semana anterior. O crescimento da procura pelo atendimento especializado ocorreu após a grande repercussão da entrevista onde a apresentadora Xuxa Meneghel declarou, em rede nacional, ter sido abusada durante parte de sua infância por pessoas do convívio familiar.

Segundo a Dra. Ana Maria Iencarelli, psicanalista de crianças e adolescentes e doutorada pela Sorbonne, estudos comprovam que grande parte dos abusos ocorrem dentro de casa e, em cerca de 80% dos casos, são praticados por alguém que a vítima conhece e ama. Pai e padrasto são responsáveis por aproximadamente 75% destes números, seguidos de tios, irmãos mais velhos, avôs e amigos dos pais. De acordo com a médica, calcula-se que existam hoje, no Brasil, cerca de 500 mil crianças e adolescentes são vítimas da exploração sexual. Este número dobraria se pudéssemos contabilizar as pessoas menores de idade que povoam páginas da internet por meio de conteúdos pornográficos.

De acordo com a lei vigente, abuso e exploração sexual são crimes que prescrevem. “Prescreve para o abusador, mas, como especialista em psicanálise de criança e adolescente, posso afirmar que suas consequências não prescrevem nunca para a vítima”, reforça Iencarelli. A médica cita, ainda, a cartilha do grupo Sobreviventes do Incesto Anônimo (S.I.A.) como fonte de testemunhos da permanência do sofrimento, dos prejuízos e da desordem profunda causada na personalidade das vítimas.

Perfil da Dra. Ana Maria Iencarelli -Doutorada pela Sorbonne (França), a Dra. Ana Maria Iencarelli tem larga experiência em atendimento a casos de violência sexual, a partir de sua formação e de envolvimento direto em Organizações Não Governamentais de apoio a crianças e adolescentes, como a extinta Associação

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: