Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2012 - 08:25

Eaton lança tecnologia smartwire para painéis elétricos


Entre os diferenciais de Mercado estão as conexões elétricas mais simplificadas e redução de até 30% no custo de instalação.

Jundiaí, Brasil... A Eaton, multinacional americana com portfólio industrial diversificado, oferece para o mercado brasileiro a tecnologia exclusiva SmartWire para painéis de controle e acionamentos, desenvolvida na Alemanha. Como foco na inovação, o SmartWire foi projetado para reduzir a complexidade de fiação elétrica do painel, eliminar erros de fiação de comando, economizar tempo de montagem, tempo de projeto elétrico, tempo em de comissionamento, e reduzir também a quantidade de I/Os dos sistemas de automação (CLPs). São melhorias visíveis que transformam o modo como são construídos os painéis de controle, pois o sistema consegue diminuir a infinidade de fios e horas de engenharia encontrados no circuito de controle em um único cabo.

“A ideia central do sistema SmartWire visa tornar os dispositivos de comando, proteção e manobra de motores em equipamentos inteligentes, tornando o mundo da automação mais limpa e versátil. Esta tecnologia apresenta uma nova evolução para a montagem de painéis elétricos oferecendo a mais moderna solução disponível no mercado mundial atualmente”, explica o gerente de Produtos de Automação Industrial, James Alberto Bordignon de Mello.

Num projeto de construção e comissionamento de painéis elétricos convencionais as despesas com mão de obra giram em torno de 11% e os gastos com materiais chegam a 89% do custo total do painel. Utilizando a solução com sistema SmartWire gera-se uma economia de até 30% desses gastos, com despesa de material ficando em torno de 68% e mão de obra em 2%, pois o SmartWire consegue reduzir drasticamente o tempo gasto em projetar o sistema elétrico de comando, montagem do painel (tradicionalmente despende-se muito tempo em cortar, desencapar, identificar, inserir terminais, formar os “chicotes” de fios, que muitas vezes traz o inconveniente de erros de montagem da fiação elétrica).

“Tudo isso permite que você também tenha um sistema de automação mais clean e fácil de entender, pois o painel fica visualmente mais organizado. Além de todas essas facilidades, o SmartWire permite uma maior flexibilidade no momento de expansões do sistema, como o aumento da quantidade de partidas de motores e botões de comando, porque a adição de novos elementos via SmartWire é muito mais rápida e fácil de fazer”, reforça Mello.

Diversos dispositivos podem ser acoplados a este sistema, tais como botões de comando e sinalização, soft-starters, disjuntores em caixa moldada, disjuntores motor, entre outros. Mello destaca também a segurança oferecida pelo SmartWire para quem o opera. Como os dispositivos são interligados de forma simplificada (via um cabo de rede), ele evita erros de fiação elétrica e os níveis de tensão no cabo SmartWire são iguais ou inferiores a 24Vcc. Há ainda todo um suporte de geração de diagnósticos que permite identificar se algum dispositivo está fora da rede, por exemplo.

Capacidade de conexões -“Digamos que exista uma aplicação que necessite de 80 partidas de motores. Através do SmartWire você vai ter a possibilidade de agregar todas estas partidas em um único gateway, e caso no futuro sejam necessárias mais partidas, o SmartWire dará conta disso. Já possuímos aplicações no Brasil com mais de 300 dispositivos (contatores, botões, etc...) ligados em rede num único CLP com o SmartWire. A cada gateway da rede você pode acoplar até 99 dispositivos (botões, contatores, etc) e atingir uma distância de até 600 metros sem a necessidade de um repetidor. Isso é muito bem-vindo nas aplicações em máquinas e processos, em diversos segmentos de mercado – alimentos, iluminação industrial, indústrias em geral”, afirma Mello. O SmartWire oferece atualmente gateways para as redes Profibus-DP, CANopen, Ethernet/IP e Modbus-TCP.

A Eaton Electrical oferece suporte técnico no Brasil, e hoje conta com diversos engenheiros de aplicação localizados por todo país e ainda o Centro de Atendimento Técnico (CAT), em Jundiaí. A Eaton oferece também treinamento para a utilização e programação do sistema SmartWire.| Telefone: 0800.282.1305.

Perfil - A Eaton Corporation é uma empresa industrial diversificada de gerenciamento de energia com vendas de 16 bilhões de dólares no ano de 2011. Com 100 anos de atividade, a companhia é líder global em tecnologia de componentes e sistemas elétricos para qualidade, controle e distribuição de energia; componentes hidráulicos, sistemas e serviços para equipamentos industriais e de mobilidade; sistemas aeroespaciais, hidráulicos e pneumáticos para uso comercial e militar, e sistemas de transmissão de potência com desempenho otimizado, alta economia de combustível e máxima segurança para veículos comerciais e automotivos. A Eaton emprega aproximadamente 72.000 pessoas no mundo e vende os seus produtos a clientes em mais de 150 países. [www.eaton.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: