Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2007 - 13:32

Clássico econômico sobre desenvolvimento industrial no Brasil ganha nova edição


Estudo clássico que chega à sua terceira edição, Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil retrata a dinâmica de integração do mercado nacional e as políticas regionais de desenvolvimento durante o período contido entre 1930 e 1970. Wilson Cano chama a atenção para o fato de que, enquanto integração e políticas regionais ensejam o vigoroso desenvolvimento capitalista periférico, intensifica-se durante este processo (no caso brasileiro) a desigualdade social.

A análise é focada na integração do mercado nacional e na intensificação das relações econômicas inter-regionais, desmistificando alegações da época, que afirmavam ser a concentração industrial em São Paulo uma das principais causas do atraso econômico da periferia nacional. Nesta nova edição, revisaram-se algumas análises, como a da política econômica que se segue à crise de 1929.

Em Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil, Cano mostra como, a partir da década de 1960, o processo de integração foi reforçado pelas políticas de desenvolvimento regional então criadas. Disso resultou forte expansão em todas as regiões do país, pondo abaixo as visões regionais estagnacionistas. No entanto, o notável crescimento industrial periférico e paulista foi incapaz de enfrentar a miséria, o desemprego e os baixos indicadores sociais, que, embora tenham diminuído, persistiram em altos níveis absolutos.

O desenvolvimento industrial, questão prioritária que ainda não recebe a relevância devida no país, tem em Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil uma ampla base de dados acompanhada por rigorosas análises e reflexões. Trata-se de um sólido ponto de partida para se pensar as atuais e futuras políticas econômicas nacionais.

Sobre o autor – Wilson Cano é doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp, onde é professor titular. Membro vitalício do conselho curador da Fundação Economia de Campinas e consultor da Fapesp. É autor de Introdução à economia, publicado pela Editora Unesp. | Livro com348 páginas, formato: 16 x 23 cm, preço: R$ 48 | ISBN: 978-85-7139-767-5.

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira