Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2012 - 16:53

Furnas assina contratos para ampliação de subestações em Goiás e no Rio de Janeiro

Obras reforçarão o sistema para a Copa do Mundo e Olimpíadas e criarão 740 empregos diretos.

Furnas assinou no dia 10 de maio (quinta-feira), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, os contratos de concessão para ampliação da capacidade de transformação em três subestações: a SE Zona Oeste, de propriedade integral, no Rio de Janeiro, e a SE Luziânia e SE Niquelândia, em Goiás, em parceria com a chinesa State Grid. A cerimônia desta tarde na capital federal contou com a presença do diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, do presidente de Furnas, Flavio Decat, da diretora de Planejamento, Gestão de Negócios e de Participações de Furnas, Olga Simbalista, além do presidente da State Grid, Cai Hongxian e do vice-presidente da empresa, Ou Xiaoning.

“Além de complementar o portfólio de Furnas, esses empreendimentos cumprirão um papel importante para aumentar ainda mais a segurança do sistema. São obras fundamentais atender ao aumento da demanda de energia elétrica nessas regiões”, afirmou Flavio Decat, presidente de Furnas.

Localizada no bairro de Santa Cruz, a SE Zona Oeste receberá novo banco de transformador, de 500/138kv, que reforçará a confiabilidade do sistema de transmissão de energia da cidade, visando eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O empreendimento, que é 100% Furnas, criará aproximadamente 350 empregos diretos. O contrato em questão é referente ao Lote E do Leilão de Transmissão 002/2012, realizado em março desse ano, e arrematado no valor de R$ 7.004.148,00.

Já as ampliações da SE Luziânia e SE Niquelândia foram arrematadas em parceria com a State Grid no Leilão de Transmissão 006/2011, pelo valor de R$ 7.477.440,60. Realizado no ano passado, o leilão marcou o início da parceria de Furnas com a gigante chinesa e inaugurou a participação da empresa em empreendimentos no Brasil. A State Grid é a maior concessionária de serviços do mundo, responsável por 88% do sistema elétrico chinês, e a sétima maior empresa do país asiático, com 1,5 milhão de empregados.

As obras, que devem durar 20 meses, incluem a aquisição de novos bancos de transformadores e outros equipamentos e têm previsão de gerar cerca de 390 empregos diretos. O objetivo é aumentar a disponibilidade de carga na região e dar maior segurança ao suprimento do sistema da Centrais Elétricas de Goiás (Celg), para atender ao crescimento da demanda em função da Copa do Mundo de 2014.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: