Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2012 - 10:34

Palestrante vai abordar certificação de biocombustíveis no III Fórum Brasileiro de Energia

Um tema recente e ainda pouco discutido será abordado no III Fórum Brasileiro de Energia, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho no Hotel Viale Cataratas (Rod. das Cataratas, 2420 - Km 2,5 - Vila Iolanda), no município de Foz do Iguaçu/PR. A engenheira florestal Aurea Nardelli irá falar sobre a certificação de biocombustíveis, que passou a ser implementada no Brasil somente no ano passado. Por isso, análises e estudos dos efeitos destas certificações no contexto brasileiro e seus critérios ainda são pouco conhecidos, tanto por parte dos produtores quanto dos consumidores. A certificação representa uma forma de atestar que o processo de produção do biocombustível brasileiro atende aos requisitos estabelecidos em normas e regulamentos.

“Por ser um tema bastante atual e que carece de maior divulgação e debates, achamos interessante trazê-lo para o Fórum para que os participantes possam conhecer as principais iniciativas internacionais e os sistemas que estão sendo implementados no Brasil, discutir os desafios e as oportunidades das certificações e compreender os princípios que norteiam a produção sustentável de biomassa e biocombustíveis como fontes alternativas de energia renovável”, comenta Aurea. A palestrante vai apresentar o assunto "Biocombustíveis e Sistemas de Certificação de Sustentabilidade" no terceiro dia do evento.

Aurea desenvolve pesquisas na área socioambiental e retrata que a certificação de sustentabilidade é uma ferramenta de mercado promissora para incentivar práticas responsáveis em diferentes setores. “A experiência brasileira com a produção e utilização do etanol de cana-de-açúcar é uma referência para outros países, além da cogeração de energia elétrica a partir do bagaço de cana, uma prática já bastante difundida no setor. O Brasil tem grande potencial com outras culturas, como a soja, o pinhão-manso e o óleo de palma para a produção de biodiesel, mas em escala ainda muito pequena se comparada com o setor sucroenergético”, afirma a engenheira florestal. Ela destaca ainda que são necessários investimentos em pesquisa e desenvolvimento para que outras fontes de bioenergia sejam melhor aproveitadas no país, como diversos tipos de resíduos e de biomassa, inclusive florestal.

O III Fórum Brasileiro de Energia, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho no Hotel Viale Cataratas (Rod. das Cataratas, 2420 - Km 2,5 - Vila Iolanda), no município de Foz do Iguaçu/PR, busca contribuir para a criação de um ambiente que promova relações comerciais sustentáveis, incorporando a difusão de políticas e programas que visem o uso eficiente dos recursos energéticos e suas formas renováveis. O evento tem como público alvo empresários, concessionárias, reguladores, departamentos de serviços de governos, federações, fabricantes de equipamentos, agentes financeiros, instituições de ensino e pesquisa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira