Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2012 - 08:02

FIT - Instituto de Tecnologia dá seu primeiro passo em energia renovável

O FIT – Instituto de Tecnologia sediado em Sorocaba, SP, deu início ao Plano Energia Renovável, o qual objetiva utilizar e estudar diferentes formas de energia renovável. O primeiro passo, que foi dado em fevereiro deste ano, foi o projeto piloto, o qual consiste na instalação de um gerador de energia solar que, além de abastecer uma parte da energia consumida no instituto servirá como base de estudos para melhoria e popularização dessa e outras fontes de energias renováveis.

Para um dos desenvolvedores do projeto da área de Criação e Inovação do FIT, Felipe Müller, o motivo do trabalho é a preocupação com o futuro, devido a fatores como o aumento da população e consequentemente do consumo. “O mundo vive um momento que a necessidade de energia elétrica está crescendo muito, no Brasil, por exemplo, de acordo com a Agência Internacional de Energia, até 2035 a quantidade de energia consumida será 78% maior que a atual. Para solucionar esse problema é necessário investir em projetos que desenvolvam e aperfeiçoem tecnologias ou sistemas de geração de energia elétrica que venham de fontes retornáveis ou alternativas, que são aquelas que agridem menos o meio ambiente”, opina.

Esse sistema de produção de energia solar possui peculiaridades como o aumento de eficiência energética com a utilização da tecnologia de micro inversores. Outra vantagem é o monitoramento via web com relatórios diários descrevendo a quantidade de energia produzida. “O Projeto Piloto é conectado a todo o sistema, via On Grid, ou seja, toda energia gerada é automaticamente consumida pelo FIT, sem a necessidade de baterias ou controladores de carga, minimizando os custos do projeto”, explica Müller.

Segundo o Gestor do FIT, Marcos Caramelo, o objetivo é que futuramente o instituto seja referência em energias renováveis e eficiência energética. “Nossa pretensão é que esse projeto piloto contribua com a filosofia de sustentabilidade do instituto e promova um leque de oportunidades para os diferentes laboratórios do FIT. Outra finalidade é estudar modos de viabilizar a energia solar”, finalizou. [www.fit-tecnologia.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: