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20/04/2012 - 10:46

CPFL Energia completa sete milhões de clientes

Marco contempla os consumidores das oito distribuidoras do Grupo, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Responsável pela distribuição de energia elétrica para 569 municípios em quatro estados brasileiros, a CPFL Energia acaba de atingir mais um marco em sua história: sete milhões de clientes. Para o Grupo CPFL, que comemora também neste ano seu centenário, alcançar sete milhões de unidades consumidoras significa reforçar seu compromisso com a qualidade no fornecimento de energia elétrica.

“A energia elétrica é essencial para o bem-estar das pessoas, possibilita a utilização de tecnologias que proporcionam satisfação e conforto. Por isso, as distribuidoras do Grupo primam pela excelência e busca as melhores práticas para prover soluções energéticas sustentáveis, a fim de atuar de forma integrada à comunidade”, destaca Hélio Viana Pereira, Presidente da CPFL Paulista e CPFL Piratininga.

Compromisso com a qualidade do serviço -A qualidade no fornecimento de energia elétrica é um compromisso da CPFL Energia com o cliente; e suas distribuidoras possuem os melhores indicadores do país: FEC (Frequência Equivalente de Interrupções), que indica o número médio de interrupções por consumidor ao ano, e DEC (Duração Equivalente de Interrupções), que afere a duração média, em horas, de interrupção por consumidor, ao ano.

“No ano passado, na área de concessão da CPFL Paulista, os clientes ficaram sem energia, em média, 6,77 horas, considerando o ano todo. Na CPFL Piratininga, esse índice foi de 6,44 horas por consumidor ao ano. Ambos os resultados estão abaixo da média do setor elétrico brasileiro, apurada em 18,42 horas, em 2011. Mesmo assim, as empresas do Grupo continuam investindo em melhorias e ampliação do sistema elétrico, com o objetivo de tornar suas redes mais robustas e atender à expansão do mercado”, reforça Pereira.

Atendimento ao cliente -Mais do que fornecer energia, o grupo CPFL tem o compromisso com a satisfação de seus clientes. Com essa premissa, as distribuidoras adotam programas específicos, que visam estabelecer e manter uma relação de confiança e de credibilidade com os consumidores, e desenvolvem ações de comunicação direta para orientá-los sobre seus direitos, uso racional e seguro da energia elétrica, além investir constantemente na ampliação e no aprimoramento de seus canais de atendimento.

Pensando na comodidade e praticidade para os clientes, a CPFL Energia lançou o serviço de “Conta por E-mail”. A ação, que está disponível para os consumidores das distribuidoras CPFL Piratininga e CPFL Paulista, permitirá a substituição do papel com o envio de contas de energia por meio eletrônico, reduzindo a utilização de recursos e, assim, preservando o meio ambiente. Até o final do ano, a alternativa deve ser oferecida também para os clientes da CPFL Jaguari, CPFL Leste Paulista, CPFL Mococa e CPFL Sul Paulista.

Além disso, a CPFL Energia busca oferecer canais de relacionamento cada vez mais acessíveis para seus clientes. Com essa orientação, investe na ampliação e na construção de novas agências para atender presencialmente seus consumidores em todas as cidades de sua área de concessão.

As instalações das agências de atendimento otimizam o acesso da população aos serviços prestados pela empresa com mais conforto e praticidade, além de aperfeiçoar o relacionamento entre a empresa e seus clientes.

A empresa também está alinhada às inovações tecnológicas para se relacionar com os consumidores. No ano passado, CPFL Energia lançou um novo canal para acesso a serviços online via smartphones. Trata-se do “Web Mobile CPFL”, através do endereço [www.cpfl.com.br], no qual o usuário tem à disposição quatro serviços da empresa, como registro de ocorrências de falta de energia em seu imóvel – e respectiva previsão de restabelecimento -, consulta a débitos, obtenção de segunda via de conta (número do código de barras) e, ainda, cadastramento de sua fatura em débito automático como forma de pagamento.

Programas de Eficiência Energética:CPFL nas Escolas-Como parte de suas iniciativas em Eficiência Energética, que visam orientar a população para o uso racional e eficiente de energia elétrica, a CPFL Energia desenvolve o Programa CPFL nas Escolas, que tem como objetivo a capacitação de educadores de escolas públicas municipais para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica. A iniciativa contempla as comunidades das cidades atendidas pelas distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga.

O Programa CPFL nas Escolas tem duração prevista de seis meses e adota a metodologia “A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”, do PROCEL, com foco prioritário no público infanto-juvenil, do 1º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal. As escolas são definidas em conjunto com as prefeituras, visando a melhor adequação do programa às atividades e ao calendário escolar. A equipe docente será capacitada por monitores do programa, especializados em treinamentos com a metodologia do PROCEL.

Além das atividades desenvolvidas dentro das salas de aula, como etapa final do programa, alunos, professores e comunidade terão a oportunidade de visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia, um caminhão onde serão desenvolvidas atividades educativas que possibilitam a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica, utilização racional dos recursos, além de atividades de lazer e entretenimento.

Rede Comunidade-Iniciado em 2000, o Programa Rede Comunidade visa promover o consumo consciente e eficiente de energia elétrica, e eliminar as ligações clandestinas, gerando novos clientes e levando cidadania aos beneficiados, que assim passam também a contar com um comprovante de endereço.

A empresa segue um cronograma para atender as cidades de sua área de concessão. Em conjunto com as prefeituras municipais, são apontados bairros a serem contemplados com as ações. A seleção dos clientes beneficiados é realizada por meio de um processo de diagnóstico, realizado nesses bairros indicados pelo poder público. Para receber os benefícios, os consumidores devem possuir o documento NIS (Número de Identificação Social) e estar com o pagamento de contas de energia em dia.

Dentre as frentes do Programa estão: doação de poste padrão de entrada (postinho), reforma das instalações elétricas das residências, doação de lâmpadas econômicas, troca de refrigeradores, substituição de chuveiros elétricos e instalação de aquecedores solar. O Programa também prevê ações de conscientização da população para o uso racional e seguro de energia, através de palestras, cursos e atividades educativas. [http://twitter.com/cpflenergia].

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