Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2012 - 10:28

Duke Energy Geração Paranapanema anuncia resultados de 2011

São Paulo – A Duke Energy International, Geração Paranapanema S.A. (Bovespa: GEPA4 e GEPA3) – subsidiária da Duke Energy Corp, uma das maiores companhias do setor energético dos Estados Unidos, divulga nesta terça-feira os resultados financeiros referentes ao ano de 2011.

“Nosso foco em 2011 foi dar direção ao que fazemos, estimulando a confiança em buscar oportunidades de ganhos de eficiência em todas as atividades. Além disso, fizemos um trabalho de resgate interno dos valores da companhia, estimulando a construção do diálogo entre as lideranças e todos os empregados”, afirma Armando Henriques, presidente da empresa no país.

Em 2011, a empresa apresentou bons resultados, com lucro líquido de 281,3 milhões e Ebitda (lucro antes dos impostos, juros, depreciação e amortização) crescendo 16,2%, em consequência de um esforço conjunto de todas as áreas da empresa.

Desempenho operacional -Em 2011, a Duke Energy gerou 12.012,25 GWh, volume 10,8% abaixo do exercício anterior, mas 26,2% acima da energia assegurada/garantia física para o ano, fixada em 9.522,12 GWh. Esse volume corresponde a 2,4% da energia elétrica produzida no país no período.

Outro destaque do ano foi o desempenho operacional dos ativos, com disponibilidade de 95,4% e baixa taxa de falhas nas unidades geradoras. Esse resultado decorre de experiência acumulada, capacidade técnica, comprometimento dos colaboradores, política consistente de dispêndio de capital - que inclui melhorias nos sistemas operacionais - e eficiente manutenção dos equipamentos.

Gestão de pessoas -Em 2011, a companhia investiu R$ 1,3 milhão em capacitação de seus colaboradores, o que representa 129,4 horas (ou 16,2 dias) por profissional. Os treinamentos e reciclagens são ministrados a todos os níveis hierárquicos da companhia.

A empresa também celebrou a importante marca de 4,7 milhões de horas trabalhadas sem acidentes com empregados. A gestão de ponta em saúde e segurança –um dos pontos fortes da companhia já há vários anos- se refletiu no reconhecimento dos esforços da companhia pela ABCE (Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica) que entregou à empresa uma medalha de ouro por ocasião do Prêmio Eloy Chaves, o mais importante reconhecimento em saúde e segurança das empresas do setor de energia.

Gestão social -O compromisso com o desenvolvimento das comunidades do entorno de suas unidades operacionais leva a Duke Energy a manter diferentes iniciativas para fortalecer esse relacionamento e impulsionar o bem-estar das populações locais. Uma delas é a destinação aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (Fumcad), direcionando recursos para assegurar os direitos desse público. Em 2011, com o aporte de R$ 371,6 mil, apoiou instituições de Assis, Bernardino de Campos, Iepê, Piraju, Tejupá, Teodoro Sampaio e Taquarituba, no Estado de São Paulo, e de Andirá e Primeiro de Maio, no Estado do Paraná.

A empresa também promoveu, utilizando recursos incentivados (Lei Rouanet), um circuito cultural que levou apresentações de teatro, música e cinema a 46 cidades do Paranapanema, atingindo 43 mil espectadores.

Gestão ambiental -A Duke Energy reflorestou mais 220 hectares na margem paranaense do reservatório de Capivara, o que resultou em cerca de 6.650 hectares totais reflorestados na Bacia do Rio Paranapanema desde 2000. Além disso, tratos culturais consolidaram aproximadamente 1.600 hectares formados nos anos anteriores em áreas dos reservatórios de Chavantes, Salto Grande, Complexo Canoas, Capivara e Rosana.

Outra iniciativa, o Programa de Promoção Florestal, envolve proprietários rurais de 28 municípios vizinhos aos reservatórios da Companhia. Eles recebem mudas florestais de boa qualidade e orientação técnica para recuperarem áreas de preservação em suas propriedades, o que contribui para a conservação ambiental da Bacia do Rio Paranapanema. No ano, foram distribuídas aproximadamente 350 mil mudas florestais nativas e contabilizados 66 novos contratos de colaboração para restauração florestal de propriedades, com o compromisso de fornecimento de mudas pela Duke Energy nos próximos anos.

Perfil-A Duke Energy International, Geração Paranapanema S.A., é subsidiária da Duke Energy Corp, uma das maiores companhias do setor energético dos Estados Unidos. Com 294 colaboradores, atua na produção e comercialização de energia elétrica por meio da administração de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II (estas últimas operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA). Com capacidade total instalada de 2241 MW, a companhia é considerada uma das maiores geradoras privadas de energia do país, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: