Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2012 - 09:52

Projeto Hydros desperta consciência sobre o uso responsável da água a mais de 45 mil alunos de escolas públicas brasileiras

Lançamento no Brasil ocorre em escola estadual de São Paulo no Dia Mundial da Água.

São Paulo – A Mexichem Brasil, detentora das marcas Amanco, Plastubos e Bidim, lançou hoje, Dia Mundial da Água, na Escola Estadual Oswaldo Aranha (Brooklin) em São Paulo, o Projeto Hydros, que visa ampliar a consciência de toda a sociedade sobre o uso responsável da água. Ao longo de 2012 o Projeto Hydros será levado a um total de 90 escolas públicas em todo o país, beneficiando diretamente cerca de 45 mil crianças e jovens de São Paulo (SP), onde está a sede administrativa da empresa, e das oito cidades em que possui unidade fabril: Joinville (SC), Sumaré (SP), Suape (PE), Uberaba (MG), Ribeirão das Neves (MG), Maceió (AL), Anápolis (GO) e São José dos Campos (SP). Em cada um dos municípios participarão pelo menos dez escolas.

A iniciativa nas escolas é parte integrante do Projeto Hydros, lançado internacionalmente pelo Grupo Kaluz (controlador dos grupos Mexichem, Elementia Mexvi e Bx+) durante o 6º Fórum Mundial da Água, realizado em Marselha (França). O projeto consiste em uma ampla campanha de conscientização pública de âmbito global que visa transformar cada cidadão em um embaixador da água – um agente multiplicador da causa da preservação da água, recurso essencial à vida na Terra.

O objetivo é sensibilizar crianças e jovens que vivem em regiões consideradas de risco social sobre o tema hídrico por meio de um conjunto de ferramentas de comunicação e ensino composto por exposição de fotografias, vídeo, materiais gráficos, manuais e textos educativos que contêm um programa de atividades lúdicas e artísticas de estímulo ao consumo responsável da água em todas as situações da vida cotidiana. A cerimônia de lançamento na EE Oswaldo Aranha contou com a presença de alunos das escola, de dirigentes de ensino e de representantes da Mexichem Brasil, incluindo o vice-presidente executivo, Mauricio Harger, e a gerente de Comunicação Corporativa, Yazmín Trejos.

Ação Educativa -A ação de Hydros nas escolas propõe aos educadores um programa de atividades lúdico-didáticas que podem ser desenvolvidas ao longo do ano letivo, ou aplicadas em situações pontuais, como após a visita dos alunos à exposição ou a exibição do vídeo A Água em Nós. Ricamente ilustrada, a cartilha suscita reflexões que partem das imagens e levam a textos que remetem à importância da água para a vida no planeta, e sua ligação íntima com o ser humano, incentivando seu uso responsável. Os professores podem fazer o download do material em versão completa (51 páginas) ou reduzida (11 páginas) no site www.projetohydros.com .

Além das escolas públicas participantes do projeto, qualquer escola interessada pode utilizar os materiais disponíveis no site para desenvolver atividades com seus alunos.

Vídeo A Água em Nós -O programa proposto para as escolas tem início com a exibição do vídeo-documentário A Água em Nós, seguida pela distribuição de material lúdico com conteúdo informativo e educativo sobre a água e a sua importância para a vida no Planeta. São cartazes, banners e adesivos que podem ser utilizados pelos alunos e professores das mais variadas maneiras, dentro e fora do ambiente escolar. Dentre as atividades, as crianças podem elaborar redação, pinturas, história em quadrinhos e até montar peças de teatro utilizando os materiais disponibilizados no site do projeto.

Principal ferramenta de conscientização sobre a verdadeira relação do ser humano com a água, o filme esclarece sobre a utilização dos recursos hídricos em situações cotidianas, tão diversas quanto a produção de um par de sapatos ou o consumo de uma simples xícara de café.

Exposição Hydros -Após tomar contato com os primeiros conteúdos alusivos ao tema, os jovens terão despertado para uma percepção mais consciente acerca da problemática que envolve os recursos hídricos, e estarão preparados para receber na própria escola a segunda atividade do programa, a exposição de fotografias Hydros. Na própria escola, ou em espaços que venham a ser disponibilizados ou indicados pelas secretarias municipais de educação, o Projeto Hydros apresenta, em tamanho gigante, uma coletânea de fotografias alusivas à água selecionadas dentre as mais de 200 imagens de fotógrafos latino- americanos e europeus que constituem o conteúdo da série Hydros de livros de fotografia, que deu origem ao Projeto Hydros.

Escolas participantes -Em São Paulo, já confirmaram participação no projeto as escolas estaduais Alfredo Inácio Trindade (Vila Nivi), Pastor Paulo Leivas Macalão (Jardim Peri Novo), Bibilotecária Terezine Arantes Ferraz (Furnas), Oswaldo Aranha (Brooklin), Alberto Torres (Butantã), Odair Martiniano da Silva – Mandela (Conjunto Promorar – Raposo Tavares), Professor Caran Apparecido Gonçalves (Jardim Casa Blanca), Professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva (Jardim São Luiz) e Gil Vicente (Parque do Lago).

Os nomes das escolas nas demais cidades serão anunciados em breve. A cidade de São Paulo foi escolhida para o primeiro mês de aplicação do projeto e, a cada mês seguinte, uma cidade será escolhida para a ação, até que todas as nove cidades tenham recebido e atuado no projeto.

A Mexichem Brasil é a subsidiária brasileira do Grupo Mexichem, com atuação nos setores de tubos e conexões e de nãotecidos. É detentora das marcas comerciais Amanco, Plastubos e Bidim. Possui cerca de três mil colaboradores e nove unidades fabris: Joinville (SC - duas), Sumaré (SP), Suape (PE), Uberaba (MG), Ribeirão das Neves (MG), Maceió (AL), Anápolis (GO) e São José dos Campos (SP). Sua sede administrativa está localizada em São Paulo, capital.

Toda atuação da Mexichem Brasil é sustentada pelo conceito de triplo resultado: econômico, social e ambiental. Ou seja, toda e qualquer ação/produto desenvolvido pela marca deve apresentar vantagens econômicas, oferecer benefícios para a sociedade e primar pela preservação e pela sustentabilidade do meio ambiente. Por isso conta com programas de ecoeficiência em todas as suas unidades fabris, o que colocou a empresa, por meio da marca Amanco, entre as 21 empresas brasileiras modelo em responsabilidade social corporativa por cinco anos consecutivos (2007, 2008, 2009, 2010 e 2011) pelo Guia Exame de Sustentabilidade.

A Mexichem é uma empresa líder na indústria química e petroquímica latino-americana, com mais de 50 anos de trajetória na região e 30 anos na Bolsa de Valores do México. Sua produção é comercializada em todo o mundo, com vendas que superam os US$ 3,8 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: