Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

22/03/2012 - 11:09

Instituto Priorit: um trabalho de excelência

Tratamentos associados às atividades lúdicas são usados para auxiliar crianças e pré-adolescentes com alguma dificuldade do desenvolvimento.

Há três anos nascia a clínica Priorit. Uma iniciativa da psicóloga Roberta Marcello e da fonoaudióloga Aline Kabarite em prol das crianças e pré-adolescentes com dificuldades de comportamento, aprendizagem, linguagem e outros problemas relacionados ao desenvolvimento como o autismo e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Os cases de sucesso das profissionais e as parcerias com o médico José Carlos Pitangueira e com o mestre em Fisiopatologia Médica Wantuir Jacini, fizeram o projeto inicial dar um enorme salto e dar vida ao Instituto Priorit.

Agora dividido em três setores (social comportamental, linguagem e aprendizagem), o Instituto presenteia o Rio de Janeiro com tratamentos de excelência que priorizam a interação entre terapeutas, escolas e outros profissionais. O Priorit oferece, além das terapias tradicionais, atividades de grupo como teatro, música, canto, artes, artesanato, capoeira, judô e dança. A iniciativa de focar o trabalho também nestas práticas esportivas e ações culturais aconteceu após pesquisa de campo realizada por Roberta, que acompanhou o trabalho de uma terapeuta nos Estados Unidos, em centros que são referência nestes tratamentos, a fim de observar os resultados atingidos, em que as crianças apresentaram melhora em seu comportamento, em sua linguagem verbal e não verbal, em suas habilidades sociais, além de uma melhora no desempenho escolar, proporcionando a elas mais adaptação e integração ao meio em que vivem.

Mas não são apenas as crianças as beneficiadas. Os pais e as escolas também aprendem a lidar com as dificuldades a partir das orientações da equipe do Instituto Priorit. Para acompanhar as crianças em todos os momentos, foi desenvolvido ainda um trabalho de mediação escolar através de profissionais orientados pelos terapeutas do Instituto com o objetivo de auxiliar nos aspectos que envolvem o social, o comportamental, a linguagem e a aprendizagem.

“Este trabalho foi reconhecido pelas famílias, médicos e escolas e, com isso, nossa equipe foi crescendo rapidamente. Além dos 12 profissionais que trabalhavam na clínica Priorit, temos agora cerca de 50 inclusões em escolas regulares”, afirma a fonoaudióloga Aline Kabarite, especializada em psicomotricidade, patologias da linguagem, psicopedagogia institucional e mestre em Educação.

O espaço — que fica à Rua Célia Ribeiro da Silva Mendes, N? 100/Prédio 37 - Condomínio de Empresas Office House - Barra da Tijuca — foi projetado estrategicamente para atender um total de 240 crianças e também para que os pais possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos de perto.

Dividido em quatro andares, tendo no térreo duas salas de atendimento aos pais e avaliação e uma sala de espera, no primeiro piso encontram-se as salas de terapia individual, sendo uma com sala espelho. Já no segundo, a sala de aventura — local onde serão promovidas atividades radicais em parede de alpinismo, cama elástica, piscina de bolas, e slack line etc —, e a sala de grupo para o trabalho de artes, artesanato e treinamento de habilidades sociais. O terceiro andar contempla o administrativo do Instituto Priorit e a sala de descanso para os terapeutas e professores. Há ainda o subsolo, onde estão localizadas a sala reservada apenas para os pais e responsáveis e a sala multiuso para as atividades de grupo. Esta última com sala espelho para que essas aulas possam ser observadas pelos pais sem que as crianças percebam.

Em algumas salas, espelhos proporcionam a observação dos pais de como os terapeutas lidam com as crianças em situações que exigem maior atenção e cuidado, sem que elas percebam que estão sendo assistidas. Dessa forma, elas se sentem mais confortáveis para estar com o profissional, agindo com naturalidade, e os responsáveis entendem como atuar em situações adversas. Já na sala de aventura, câmeras permitem que o momento de interação com atividades “radicais” seja acompanhado diretamente da sala dos pais, onde a TV transmite tudo o que acontece neste ambiente.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira