Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2012 - 11:40

Unidade geradora de Itaipu volta a operar


Com um mês de antecedência, turbina da U6 está pronta para gerar energia. A unidade estava há quase um ano e meio parada para uma manutenção inédita na usina.

A unidade geradora 06 (U6) da Itaipu Binacional voltou a operar no dia 20 de março (terça-feira), depois de passar por uma manutenção até então inédita na hidrelétrica. Pela primeira vez na história da usina, uma unidade foi totalmente desmontada e remontada. O trabalho foi feito pelo quadro próprio da Itaipu e gerou um case, que servirá como referência à área Técnica da Binacional e de outras empresas do setor elétrico.

Depois de vários testes, a máquina está pronta para operar sem qualquer restrição atendendo as necessidades de gerar energia para o Sistema Elétrico Brasileiro e Paraguaio. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, vai acompanhar o término dos ensaios e a volta da operação da U6 na Casa de Força da usina, na Cota 108. A programação está prevista para começar às 15h e poderá ser acompanhada pela imprensa.

Histórico-A volta da operação da unidade 06 acontece um mês antes da data prevista no cronograma inicial. A máquina estava parada desde setembro de 2010, quando os técnicos de Itaipu identificaram duas trincas na roda da turbina, que levaram à desmontagem da máquina. O problema foi identificado durante manutenção quadrienal da unidade. A produção de energia da Itaipu não foi afetada.

A remontagem da U6 durou cerca de seis meses e foi concluída no dia 06 de março, quando se iniciaram os ensaios dinâmicos na unidade. Juntas, as peças principais removidas e recolocadas na unidade somam mais de 4 mil toneladas. É como se os técnicos tirassem e recolocassem do lugar peso equivalente ao de 100 carretas de três eixos.

Toda a manutenção da U6 foi registrada em fotos, filmes e anotações. O resultado é um banco de dados completo, com 36 mil fotos e 1.320 minutos de filmagens. O material será usado para o programa de gestão do conhecimento da empresa e como referência para outras empresas do setor elétrico.

O registro fotográfico e todos os demais trabalhos na U6 foram feitos pelo pessoal do quadro próprio de Itaipu, e contou com o apoio de 3 consultores que já haviam trabalhado na própria Itaipu.

Mais de 50 empregados da Diretoria Técnica trabalharam diretamente no projeto, entre novos e antigos. Segundo Jorge Samek, a ação na U6 foi como uma “conspiração a favor” para Itaipu, que previa uma grande revisão nas unidades quando a geração completasse 30 anos. “Com a U6, antecipamos esse trabalho em dois anos, o que resultou em um case para as demais máquinas; pudemos fazer o encontro de gerações. Além disso, esse conhecimento ficará retido em Itaipu. Portanto é um marco histórico pelo desafio assumido, pelo esforço, dedicação e competência técnica de toda a equipe e que culminou com o domínio técnico para futuras intervenções”, avaliou Samek. A U6 entrou em operação pela primeira vez em 31 de julho de 1987. Em 23 anos de atividade, a máquina havia operado por 168.463 horas.

Recordes-Com 14.000 MW de potência instalada, a hidrelétrica dispõe de 20 unidades geradoras e vem batendo sucessivos recordes de produção. A expectativa é que Itaipu rompa a barreira dos 100 milhões de MWh em 2012 ou nos próximos anos. A marca histórica é de 2008, quando a usina produziu 94,6 milhões de MWh. [www.itaipu.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: